é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Guto vê dificuldade no início do ano devido a sequência de jogos

Notícia
Entrevista
Publicada em 25 de janeiro de 2018 às 12:56 por Victor de Freitas

2017-05-25-14-23_capagutocoletiva
Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia

Em três jogos disputados até então em 2018, o Bahia perdeu dois e ganhou um, por 2 a 1 sobre a Jacuipense. Apesar do primeiro triunfo, o futebol apresentado pela equipe nas partidas ainda não tem agradado à torcida. Com isso, críticas ao treinador e ao time têm sido feitas neste início de temporada.

Para o técnico Guto Ferreira, o primeiro tempo do triunfo sobre a Jacuipense foi o melhor momento do Bahia em 2018 até então. E o principal fator para o time ainda não estar rendendo o esperado é a sequência de jogos. O comandante tricolor reclama do pouco tempo de trabalho e de descanso.

“Acho que nós começamos bem o primeiro tempo. E todos os times que enfrentamos não foram times que se propuseram a jogar. Os outros dois se propuseram a jogar no erro do Bahia. A Jacuipense não, veio para jogar futebol. A gente soube marcar, jogar e soube aproveitar as oportunidades, pelo menos para garantir o triunfo. Fizemos um primeiro tempo muito bom. Dividindo em seis meios tempos neste ano, foi o melhor 45 minutos. Ainda assim tivemos o erro, a penalidade, o atraso na saída e bola. Eles praticamente não tinham chutado. Depois chutaram uma bola no segundo tempo. Tivemos oportunidades, fizemos dois gols, tivemos outras oportunidades para matar o jogo. É tudo um processo. Teríamos que ter 72 horas para recuperar e zerar. Não para encher o tanque, mas para zerar. Está no negativo. Para zerar e encher o tanque para a partida seguinte. Não estamos nem zerado. Sábado vamos entrar com talvez 60 horas de descanso. São seis horas a menos de recuperação. Parece que não, mas faz diferença. Depois vamos para uma viagem, que tem escala, vai durar cinco horas, mais ou menos. Outro local, outro tipo de piso, deslocamento, uma série de situações, dificuldades, vamos jogar e teremos na sequência um jogo em Jacobina. Teremos dois dias a mais de descanso para recuperar os caras. Por isso estamos rodando, buscando jogadores para o momento, mais vigorosos, nem sempre os mais talentosos, para suportar a situação. Teve queda de rendimento do meio para o final. Normal. O mais importante é que seguramos o resultado e conquistamos o primeiro triunfo do ano”, explicou o técnico.

O técnico também afirma que só com tempo maior para trabalhar, o desempenho do time vai começar a ser o que é esperado.

“O que colocamos é que precisamos de tempo e resultado para nos dar tranquilidade para que possamos chegar no estágio que buscamos. Para chegar nesse estágio, precisa trabalhar, e para trabalhar precisa de tempo. Quando jogamos, fazemos trabalho didático, de mais explicação na lousa, em vídeo. A execução no ritmo do jogo não existe. Precisamos qualificar as valências físicas para jogar na intensidade que a gente quer, que a gente tinha ano passado, por 90 muitos. Ainda não estamos jogando 45 nessa intensidade. Estamos em uma distância muito grande. Só o tempo vai nos conduzir até lá. Temos a ideia de como chegar até lá. Temos que arregaçar as mangas e trabalhar, além criar estratégias para que isso aconteça. Se perde em conjunto, perde, mas para chegar ao patamar que queremos, precisamos. Se não for assim, varia pouco, o cara começa a jogar muito e chega ao estágio que está próximo da lesão. Acaba lesionando ou não consegue ter o mesmo desempenho. E aí, só jogando, sem recuperação, você acaba entrando em stress e não dá rendimento. Precisamos fazer isso para elevar todos do plantel e buscar lá na frente um grupo consistente. Que saia um e entre outro e a equipe não perca qualidade”, acrescentou.

Confira a sequência de jogos do Esquadrão:

27/01 (sáb) – Bahia x Flu de Feira
30/01 (ter) – Altos-PI x Bahia
04/02 (dom) – Jacobina x Bahia
07/02 (qua) – Bahia x Vitória da Conquista

Após a pausa para o carnaval, o primeiro clássico Ba-Vi do ano será disputado no dia 18 de fevereiro, no Barradão.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras