é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

‘Jogo indiscutível’, Guto aprova atuação em triunfo na Fonte

Notícia
Entrevista
Publicada em 25 de março de 2018 às 19:34 por Victor de Freitas

2018-03-25-19-18_capagutoferreira31
Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia

O Bahia vai tentar conquistar seu 47º troféu de campeão baiano em jogos nos dois próximos domingos contra o Vitória. O Esquadrão venceu a Juazeirense, por 3 a 0, neste domingo, e garantiu seu posto na final. Após a partida, o técnico Guto Ferreira concedeu sua tradicional entrevista coletiva e avaliou o desempenho de sua equipe.

Em sua análise sobre o jogo, Guto iniciou citando como “indiscutível” o triunfo conqusitado na Fonte Nova. O treinador elogiou o desempenho ofensivo de toda a equipe e destacou as atuações de Marco Antônio e Júnior Brumado como satisfatórias.

“O Bahia fez um jogo indiscutível hoje. O placar poderia ser mais elástico, o desempenho se manteve no segundo tempo, conseguimos envolver mesmo com um jogador a menos. Saímos com um triunfo sólido, consistente. O Marco (Antônio) trabalhou muito bem. Das três partidas que oportunizamos ele, foi a melhor, está crescendo, ganhando confiança. É muito importante. É um processo de oportunizar, dar resposta, assim vai controlando até chegar em nível de maturidade para assumir (a titularidade) de vez. A parada fez Brumado voltar mais maduro. O momento do jogo também facilitou o trabalho dele. O Juazeirense tinha que sair. Ele fez um gol fantástico. Da mesma maneira que temos que elogiar e oportunizar, e eles tem respondido de maneira efetiva, temos que controlar fora de campo. Para seguir firme na caminhada, temos que dosar mentalmente esses elogios, saber até onde podem ser absorvidos. Saber o caminho que trazem eles até esse desempenho. Eles vão responder forte. E a partir do momento que acha o caminho, basta seguir”, analisou.

Guto também destaca evolução da equipe após a goleada na partida anterior, contra o Altos, na última terça-feira.

“O jogo de terça, no segundo tempo, já teve nuances positivas. A gente viu os vídeos, debatemos, mostramos e fizemos simulações no treino. Não foi exercício efetivo. Você faz simulações de situações que foram utilizadas aqui. Mostramos muitos detalhes de fotos e vídeos valorizando o que eles fizeram e que encaixava no adversário. A gente trabalhando em cima disso, conseguiu foco lá em cima. Vai chegando no funil. O nível de concentração sobe, junto com o nível de confiança, e acontece o que aconteceu hoje. Temos uma parada dura na Paraíba, onde dependemos das nossas forças para não precisar de ninguém. Nosso trabalho é para fazer os 90 minutos dentro dessa situação, dessa qualidade de jogo. Hoje, a gente chegou bem perto disso.

Questionado sobre a expulsão de Nino Paraíba, Guto Ferreira preferiu não fazer críticas à arbitragem.

“Em relação ao Nino… não fiz um elogio publicamente, hoje faço a arbitragem do jogo lá em Juazeiro. Quando acabou, falei para o Emerson que ele tinha feito a melhor arbitragem do Campeonato Baiano de 2018. Não ganhamos, mas a arbitragem foi boa. Hoje, não quero tecer crítica. Só sei o seguinte: o bandeira dá o pênalti. Ele fica constrangido, por isso não corre para o fundo. Vocês que tem imagem pode avaliar. Não vou entrar nessa rota de colisão”, disse.

Outros temas da coletiva:

O elenco está pronto?

“Está chegando. Agora, temos um calendário muito difícil. E temos que controlar essas situações. Para isso, temos que ter mais de 11 jogadores, 22 de preferência, que possam manter a competitividade da equipe. Temos que ter todo mundo bem de cabeça e treinado. A gente tem oscilado no nível de concentração, mas hoje esteve alto. Conseguindo manter isso, tenho certeza de que vamos fazer bons jogos”.

Agradecimento aos torcedores

Só tenho que agradecer ao torcedor, não tenho que criticar. Torcedor toma uma atitude em cima de uma resposta que ele vê. Se ele está certo, se sou eu o culpado, eu sou o cabeça, alguém tem que levar a culpa. Tem que ter a casca, aceitar as críticas que são pertinentes – para aquele jogo – e buscar fazer o que os jogadores estão fazendo, reverter uma situação. Torcedor vai percebendo que, se ele bater, queira ou não queria, respinga. Hoje veio todo mundo junto e foi um baita de um jogo. É o momento do apoio. A gente sempre trabalha para esse momento.

Mais elogios a Brumado

“Existe todo um carinho, uma atenção de poder colocar no momento certo e ficar controlando. A semana mostrou que estava certo. Ele não estourou no jogo do Náutico, mas na semana sentiu. A convocação para a Seleção (sub-20) trouxe um nível de confiança. Marco Antônio vem no processo, mostrando coisas importantes. Ninguém é perfeito, eu erro, você erra, ele erra também. Tem que elogiar, dar moral e seguir oportunizando. O espaço dele sempre vai existir. A gente torce para que ele possa nos ajudar, como nos ajudou hoje”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes