Fonte: Bruno Queiroz / EC Bahia
O Bahia está de volta ao CT Evaristo de Macedo. Na manhã dessa terça-feira (16), o elenco profissional realizou as primeiras atividades presenciais desde a paralisação no futebol, iniciada no mês de março.
No primeiro dia de trabalho pós-paralisação, o coordenador médico do clube, Dr. Luiz Sapucaia, foi entrevistado e comentou sobre assuntos como a volta aos treinamentos, protocolos a serem cumpridos no CT e situação de atletas que estavam lesionados e os que estão infectados com Covid-19.
Retorno aos treinos
“A gente tem um período grande afastado das atividades físicas sob o ponto de vista de intensidade. A gente manteve os músculos acordados, mas evidentemente tivemos uma perda volumétrica muito importante nesse período de afastamento, que ao meu ver equivale ao período de férias. Retornamos hoje com os mesmos protocolos. É natural que a gente tenha uma perda de qualidade no volume físico, mas que se recupera muito rápido porque a gente manteve o volume de atividade muito melhor do que quando estão de férias. A gente perde um pouco, mas recupera muito rápido”.
Marco Antônio e Elton
“Todos os atletas que estavam afastados, tanto Marco Antônio, quanto Elton e Giovanni, já estavam na transição naquele momento da parada e já faziam parte de treinamentos com bola. Marco Antônio já estava caminhando normalmente e permanecem fazendo atividades normais como todo o grupo. Agora, estão aptos a retornar junto com o grupo”.
Triagem na entrada no CT
“Essa triagem começou desde o momento em que a gente fez a testagem. Fizemos um questionário avaliativo com todos os atletas antes dos exames. Fizemos todos os exames de Covid já com as informações de todo esse período de afastamento deles com a família, fizemos avaliação médica sob o ponto de vista de lesão, se alguém sentiu algum machucado. Hoje, retomamos os treinamentos e fizemos a medição de temperatura, junto com a higienização de todos eles. Eles trarão os questionários respondidos com as informações de suas famílias, se alguém teve algum sintoma. Só assim depois disso liberaremos ao ambiente de campo”.
Atletas com Covid-19
“Nós desenvolvemos um protocolo específico para esses atletas manterem o estímulo à atividade física, lógico que respeitando qualquer quadro sintomático que se apresente, se alguém sentir febre, tosse, qualquer sintoma que se apresente avaliaremos as coisas que devem ser feitas neste momento”.
Protocolo de retorno
“É um protocolo que já desenvolvemos há cerca de 40 dias, é um protocolo muito seguro que tem como base os protocolos europeus, utilizamos também o que foi construído pela CBF feito com 180 médicos de futebol. Nós assim o fizemos. E temos a sorte de termos um CT com amplo espaço, boa ventilação. Tive muita tranquilidade na elaboração e no cumprimento dos protocolos junto ao pessoal do departamento médico, físico, de nutrição, fisioterapia. Todos atenderam perfeitamente, os atletas cumpriram rigorosamente. Hoje é um dia em que a gente sai muito feliz e muito seguro de que está sendo feito uma coisa na hora certa”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.