Fonte: Rafael Machaddo / EC Bahia
Rafael Ratão foi um dos reforços do Bahia na segunda janela de transferências da temporada, retornando ao futebol brasileiro depois de cinco anos longe do futebol brasileiro.
Em relação à última vez que ele havia jogando uma primeira divisão no Brasil, o tempo era ainda maior: dez anos.
Antes de defender o Bahia, Ratão tinha uma edição de Série A em seu currículo, quando defendeu a Ponte Preta, em 2013, ainda no início da carreira.
Uma década depois, agora com 27 anos, o atacante se vê em uma fase amadurecida da carreira, mas ainda em adaptação ao futebol praticado na elite brasileira.
“Depois de dez anos, poder jogar a Série A. Joguei apenas uma vez, pela Ponte Preta, que me revelou. Esse foi um objetivo, jogar a Série A mais maduro. Dez anos se passaram. Estou mais maduro, preparado para jogar a Série A em alto nível. Muito contente de poder jogar num grande clube, que é o Bahia, de torcida, projeto que é o Manchester City. Certeza que tem muito a evoluir, já está evoluindo com a chegada do Ceni”, contou Ratão, em entrevista ao portal ge.globo.
Após sua passagem pela Ponte Preta, Ratão acumulou passagens por outros 13 clubes, incluindo Slovan Bratislava e o Toulouse, da França, onde ganhou destaque e foi adquirido pelo Bahia.
Pelo Esquadrão, ele inicia sua passagem com três gols e duas assistências nos primeiros dez jogos disputados.
Por tanto tempo distante da Brasil e, principalmente, da Série A, Rafael Ratão diz que ainda está em seu melhor nível.
“Ainda não estou no meu momento ideal, me adaptando ao estilo de jogo do Brasil. Querendo ou não, com Paiva era um estilo de jogo, com Ceni é outro. Querendo ou não, há uma diferença até se adaptar. Eu vindo da Europa, estava em pré-temporada, foi o décimo jogo que fiz agora. Começando a encaixar ao estilo do Rogério Ceni, ao futebol brasileiro, entendendo mais agora”, avalia o jogador.
Reserva por opção tática contra o Goiás, Ratão disputa lugar na equipe titular contra o Internacional, na próxima quarta (18).
Quer receber notícias do Bahia no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo exclusivo para notícias em TEMPO REAL.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.