é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Roger faz elogios a Lucas Fonseca: ‘extremamente comprometido’

Notícia
Entrevista
Publicada em 20 de setembro de 2019 às 10:26 por Victor de Freitas

2019-09-20-10-11_capalucasfonseca49
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Um dos jogadores mais experientes do elenco e atleta com mais tempo de clube, Lucas Fonseca tem se destacado com a camisa do Bahia neste Brasileirão. Aos 34 anos, é o único tricolor a atuar em todos os jogos da Série A.

Além de atuar em todos os minutos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Lucas Fonseca não tomou nenhum cartão sequer. Os números do experiente defensor foram destacados pelo técnico Roger Machado, que fez elogios ao desempenho e ao comprometimento do capitão tricolor.

“Te confesso que só fui dar conta desses dados agora ao final do primeiro turno. Essa fase, sei lá, ogro do Lucas, eu não peguei no clube. O que eu vejo é o Lucas extremamente comprometido, que já tem uma vivência grande no futebol, uma liderança pela sua conduta, pelo seu profissionalismo. Dentro do seu jogo, o fato de passar um turno inteiro sem tomar cartões, se passar a olhar pelas memórias, não me lembro do Lucas fazer faltas que pudessem gerar questionamento de um possível cartão amarelo. Isso mostra maturidade do jogador, mas acima de tudo, proteção que eu entendo que o zagueiro tem que ter”, falou o treinador.

Roger Machado também destaca o trabalho coletivo da equipe, no campo defensivo, o que faz com que os zagueiros fiquem protegidos e em melhores condições para executarem suas funções na zona central da defesa.

“Zagueiro é bom protegido. Quanto mais protegido ele estiver por seus laterais, menos ele vai ter que se expor numa área do campo frente a jogadores que na maioria das vezes são mais ágeis, mais baixos, mais rápidos. Nesse cenário, de dez bolas, meus zagueiros vão levar desvantagem em seis, sete. Ao levar desvantagem, ele perde a confiança no enfrentamento. Isso mostra maturidade que a gente tem com os zagueiros, que podem estar no lugar certo para explorar suas melhores virtudes. Qual a melhor virtude do Lucas e do Juninho que estão jogando nesse momento? É o enfrentamento com o atacante. No caso do Lucas, antecipar bem. Lido com uma relação que os atletas todos conhecem que é do 70-30. Se meu zagueiro está bem protegido pelo meu lateral, ele pode prestar atenção 30% para ser auxílio para meu lateral e 70% na ação que vai fazer”, acrescentou.

“(…) Antigamente zagueiro se protegia correndo para seu gol ou dando sobra muito grande. Hoje isso te dá muito campo para seu adversário. Não só o Lucas, mas Juninho também tomou um amarelo. Se fizer apanhado de falta, talvez nossos zagueiros tenham cometido pouquíssimas faltas no primeiro turno”, concluiu.

Lucas Fonseca é capitão, um dos líderes da equipe e já atuou em 257 jogos com a camisa do Esquadrão desde 2012.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes