é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Entrevista

Publicada em 05 de março de 2021 às 10h10

Time reativo? Dado descarta rótulo e vê ofensividade no Bahia

'Nós não somos dependentes apenas do contra-ataque', afirma o técnico

Victor de Freitas

dado16
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia sofreu para permanecer na primeira divisão em 2020. A manutenção na Série A foi possível por conta de resultados positivos na reta final. Internamente, a leitura que foi feita é que o time passou a render quando o técnico Dado Cavalcanti modificou o esquema de jogo e escalou três volantes, atuando com linhas mais baixas na defesa. Entretanto, o treinador garante que sua forma de jogo não é baseada em “retranca”.

Em entrevista coletiva antes de estrear na temporada de 2021, Dado descartou o rótulo de time reativo, explicando a diferença entre marcação baixa e garantiu que sua equipe não joga apenas buscando contra-golpes.

“A questão de ser reativo... Não podemos confundir que a marcação mais baixa nos ofereça uma perspectiva de ser reativo durante todo o jogo. A nossa equipe tem formas diferentes de marcar. A opção, nos últimos três jogo, foi de fazer uma marcação mais embaixo. Mas nós não dependemos exclusivamente dos contra-ataques. Não é essa a nossa forma de jogar”, diz o treinador.

Para Dado Cavalcanti, o Bahia tem um estilo de jogo ofensivo mesmo quando atua com marcação baixa.

“Temos um jogo propositivo, mesmo marcando baixo. Conseguimos desenvolver um jogo propositivo. É só avaliar os gols que nós fizemos. Dois gols contra o Fortaleza, um dos gols contra o Santos... Nós não somos dependentes apenas do contra-ataque”.

Quanto aos primeiros jogos de 2021, no sábado e na terça-feira, o técnico vai repetir o esquema tático aplicado na reta final do Brasileirão 2020.

“Mas a ideia minha é manter, pelo menos, nosso padrão, nossa ideia. Até porque não existe tempo suficiente para fazer mudanças significativas. Nem de atletas, porque o nosso grupo hoje não tem nenhum reforço para fazer esses jogos iniciais. Tampouco de ideias, pelo fato de não termos tempo de treinamento”, finalizou.

Próximos jogos do time principal:

Sábado (06), 18h15 - Bahia x Botafogo-PB, em Pituaçu - Copa do Nordeste

Terça-feira (09), 21h30 - Campinense-PB x Bahia, no estádio Amigão - Copa do Brasil

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.