Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
O Bahia sofreu para permanecer na primeira divisão em 2020. A manutenção na Série A foi possível por conta de resultados positivos na reta final. Internamente, a leitura que foi feita é que o time passou a render quando o técnico Dado Cavalcanti modificou o esquema de jogo e escalou três volantes, atuando com linhas mais baixas na defesa. Entretanto, o treinador garante que sua forma de jogo não é baseada em “retranca”.
Em entrevista coletiva antes de estrear na temporada de 2021, Dado descartou o rótulo de time reativo, explicando a diferença entre marcação baixa e garantiu que sua equipe não joga apenas buscando contra-golpes.
“A questão de ser reativo… Não podemos confundir que a marcação mais baixa nos ofereça uma perspectiva de ser reativo durante todo o jogo. A nossa equipe tem formas diferentes de marcar. A opção, nos últimos três jogo, foi de fazer uma marcação mais embaixo. Mas nós não dependemos exclusivamente dos contra-ataques. Não é essa a nossa forma de jogar”, diz o treinador.
Para Dado Cavalcanti, o Bahia tem um estilo de jogo ofensivo mesmo quando atua com marcação baixa.
“Temos um jogo propositivo, mesmo marcando baixo. Conseguimos desenvolver um jogo propositivo. É só avaliar os gols que nós fizemos. Dois gols contra o Fortaleza, um dos gols contra o Santos… Nós não somos dependentes apenas do contra-ataque”.
Quanto aos primeiros jogos de 2021, no sábado e na terça-feira, o técnico vai repetir o esquema tático aplicado na reta final do Brasileirão 2020.
“Mas a ideia minha é manter, pelo menos, nosso padrão, nossa ideia. Até porque não existe tempo suficiente para fazer mudanças significativas. Nem de atletas, porque o nosso grupo hoje não tem nenhum reforço para fazer esses jogos iniciais. Tampouco de ideias, pelo fato de não termos tempo de treinamento”, finalizou.
Próximos jogos do time principal:
Sábado (06), 18h15 – Bahia x Botafogo-PB, em Pituaçu – Copa do Nordeste
Terça-feira (09), 21h30 – Campinense-PB x Bahia, no estádio Amigão – Copa do Brasil
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.