é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Entrevista

Publicada em 28 de maio de 2021 às 16h47

Titular contra o Santos, Renan Guedes celebra chance na Série A

Lateral-direito vai substituir Nino Paraíba, suspenso preventivamente pelo STJD por briga na final do Nordestão

Victor de Freitas

renanguedes2
Fonte: Divulgação / EC Bahia

Nino Paraíba está suspenso preventivamente pelo STJD e João Pedro não tem condição de jogo. Com isso, a vaga na lateral-direita tricolor na estreia do Brasileirão ficou para Renan Guedes.

Contratado inicialmente para a equipe de transição, Guedes comemora a oportunidade recebida para defender a camisa tricolor logo na rodada de abertura da Série A.

Em entrevista na véspera da partida contra o Santos, o jogador afirmou estar realizando um sonho de disputar a elite do futebol brasileiro depois de atuar na Série D em 2020.

“Desde quando eu cheguei aqui no Bahia o meu objetivo era esse, subir para a equipe principal. Mas sabia que tinha que subir um degrau de cada vez. Graças a Deus consegui fazer bons jogos na equipe de transição e surgiu essa oportunidade no time principal. O professor Dado me passou confiança, apostou no meu potencial e acredito que consegui mostrar que posso ajudar muito a equipe. E disputar o Brasileirão é um sonho de qualquer jogador. Joguei a Série D, que também é muito difícil, mas estar na elite e vestindo uma camisa tão pesada quanto a do Bahia é um sonho realizado”, disse o jogador.

Responsabilidade de substituir Nino

Guedes vai substituir Nino Paraíba, lateral-direito que está no Bahia desde 2018 e é considerado como titular absoluto do setor.

“A responsabilidade é muito grande, porque o Nino é um excelente jogador, que vem nos ajudando muito, fez um golaço, o que mostra toda a qualidade dele. Sem falar que já tem uma história no clube. Mas estou preparado, sempre entro em campo para dar o meu melhor e ajudar a equipe da melhor maneira possível. Recebo a confiança não só do Dado, mas do próprio Nino, dos demais companheiros e isso ajuda muito a ter tranquilidade e fazer as coisas bem-feitas. Espero manter a regularidade para continuar recebendo oportunidades e garantir o meu lugar no grupo”.

O que muda sem Nino e com Guedes no time titular?

Para o titular deste sábado, a ausência de Nino não mudará a formatação tática da equipe tricolor em campo. Ele garante que pode ser também uma válvula de escape para o ataque.

“Não muda em nada, não. Tenho características ofensivas também. O Nino é um exemplo, está toda hora na frente atacando. Eu busco fazer a mesma função, atacando não só pelos lados, aberto, dando amplitude ao jogo, quanto por dentro, infiltrando, e muitas vezes sendo um elemento surpresa. Mas, claro, sempre tendo a preocupação em não deixar espaços atrás. É preciso ter muita atenção na parte defensiva também. Então acho que não muda em nada o nosso jeito de jogar”, concluiu Renan Guedes.

Caminho até chegar no Bahia para jogar uma Série A

“Fiz praticamente toda a minha base no Corinthians, joguei muitos clássicos (de base), o que te dá uma experiência muito grande, porque a pressão por ganhar é enorme. Depois passei pelo Atlético-MG também, onde aprendi bastante, antes de chegar ao Joinville, que também foi importante no meu amadurecimento. Atualmente não conheço pessoalmente ou tenho mais afinidade com nenhum dos jogadores que estão no Santos. Conheço obviamente de nome, são grandes jogadores, mas nós também temos grande nomes aqui, estamos jogando bem e acredito que temos condições e sem dúvida vamos buscar iniciar o campeonato com uma vitória”.

Renan Guedes tem 23 anos e não chegou a atuar profissionalmente pelo Corinthians. Permaneceu no Galo de 2018 a 2019, com uma partida profissional. Pelo Joinville, atuou em 29 partidas de 2019 a 2020.

Com a camisa do Bahia, foi titular em oito partidas do Campeonato Baiano, jogou três jogos da Copa Sul-americana e esteve em campo na estreia e na final do Nordestão. Ao todo, contabiliza 13 atuações.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.