Nós do ecbahia.com, como parte importante deste processo democrático, convidamos os 10 grupos que estarão concorrendo às vagas do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia no dia 12 de dezembro de 2020.
A chapa entrevistada do dia é a Bahia na Veia, com o candidato ao Conselho Deliberativo, Iocaã Simões, como representante.
Assista à entrevista completa através do vídeo acima. Abaixo, confira alguns trechos do bate-papo:
Origem e formação do grupo
“O Bahia na Veia é um grupo novo, mas ele vem sendo gerido desde o processo democrático. Ele é uma ideia e uma provocação do nosso queridíssimo Fernando Schmidt. Uma provocação dele que foi maturando e nós tomamos coragem. Ele ainda participou das primeiras reuniões. Surge desta liderança muito forte. Foi um grupo que saiu exatamente de dentro da torcida, de várias partes da Fonte Nova. Alguns, como eu, já haviam participado de outros grupos em processos eleitorais. Temos cinco membros que foram conselheiros por outros grupos e estão conosco. Apesar de novos, temos uma boa base de sustentação, principalmente pensando em agregar pessoas. (…) A ideia não era fazer um grupo só para concorrer às eleições, mas que dentro dele possa ser um aperfeiçoamento do processo democrático”.
Apoio à chapa de Guilherme Bellintani para Diretoria Executiva
“Democracia não se faz sem diálogo. Então, a gente entende que é um processo de entender as propostas e nosso compromisso com o Bahia era esse. Entender quais são os nomes e qual é a representatividade para uma continuidade do trabalho ou para uma proposta nova. Fizemos uma votação interna dentro do grupo com os dois nomes e até fomos convidados por Guilherme Bellintani e Lúcio Rios para conversas. Lamentamos a ausência de candidatos à Diretoria Executiva. Especificamente, em nosso grupo temos uma maioria de admiradores do trabalho de Guilherme Bellintani. Na nossa visão, Bellintani e Vitor Ferraz merecem uma continuidade. Não que Lúcio não seja um bom nome, mas de fato é uma diferença abismal em relação à capacidade de gestão e principalmente daquilo que ficou devendo. Guilherme ficou faltando um título, mas tenho certeza que vai vir”.
Erros e acertos da atual gestão
“As ações afirmativas foram algo que projetaram nosso clube internacionalmente. Todo mundo reconhece a importância deste trabalho, que precisa ser institucionalizado de fato. Além disso, tem uma série de questões que são: responsabilidade financeira e transparência. É gritante o crescimento do Bahia nesse aspecto. Vemos um crescimento da imagem do Bahia internacionalmente. O fato de fazer mais vendas diretas para clubes internacionais é uma conquista. Tem uma “terceira estrela” que está cravada em nosso peito, que é a questão patrimonial. Ganhamos uma sede que nos coloca competindo efetivamente com grandes clubes. O Bahia mantém uma estrutura administrativa que funciona setorizada. Neste caso, vem uma crítica: o timing de Guilherme Bellintani para tomar decisões importantes, como a saída de Roger Machado. Talvez, a própria gestão de defender continuidade é justificada. Infelizmente, a evolução não veio e ficou a sensação que não dá para agir rápido para mudanças. Acho que o Bellintani teve algumas derrapadas em relação a isso. Também há mudanças feitas na base que geraram prejuízo enorme. Mas, o grupo da gente quando provocou a diretoria para obter respostas sobre isso, o vice-presidente Vitor Ferraz mostrou as aspirações e propostas para resolver e sanar os problemas da divisão de base…”.
Papel do Conselho Deliberativo
“Entrar em um grupo democrático significa estar muito próximo à realidade do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal e entender esses papéis. O Bahia na Veia surgiu também para isso. É um grupo de formação de pessoas que entendam o que é esse posicionamento. O Conselho Deliberativo é um papel fiscalizador e legislativo do clube. É quem vai criar estruturas legais para que a Diretoria Executiva siga. Todo o nosso Estatuto é feito dessa forma, com o Conselho Deliberativo fazendo e legislando, modificando e aperfeiçoando. Como por exemplo, hoje temos um Estatuto que, falo sem medo de errar, nós temos uma estrutura eleitoral mais avançada de todo o país. Temos um voto online regulamentado, que é de fato uma evolução causada por este Conselho que está aí. São pessoas que trabalham, sem nenhum tipo de remuneração, mas evoluindo a nossa sociedade. Temos que parabenizar o que o Conselho conseguiu fazer”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.