Nós do ecbahia.com, como parte importante deste processo democrático, convidamos os 10 grupos que estarão concorrendo às vagas do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia.
A chapa entrevistada do dia é a Convergência Tricolor, com a candidata ao Conselho Deliberativo, Maria Ribeiro, como representante.
Assista à entrevista completa através do vídeo acima. Abaixo, confira alguns trechos do bate-papo:
Origem e formação do grupo
O Convergência Tricolor é um grupo relativamente novo, que surgiu em março de 2019 e é muito plural. Atualmente, temos seis conselheiros que vieram de um outro grupo e fundaram o Convergência Tricolor. Estamos na nossa primeira eleição e para nós é muito especial. Julgamos ter uma diversidade muito bacana, inclusive respeitando tanto a diversidade de gênero, racial e socioeconômica. Entendemos a importância desse grupo diverso e pregamos a democracia como principal fundamental ao Esporte Clube Bahia”.
Apoio a chapa de Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz
Esse apoio veio a público desde o início da campanha, pois é um debate que vínhamos fazendo ao longo do ano. Havia vários nomes para concorrer à Diretoria Executiva e que não se concretizaram. Mas já era um debate em nosso grupo. Avaliamos e pontuamos erros e acertos da atual gestão. Em virtude destes erros e acertos, resolvemos declarar este apoio crítico. Entendemos que essa chapa praticou muitos acertos, apesar de ter havido erros que também pontuamos. Mas, entendemos que os acertos foram importantes e apoiamos a chapa de Guilherme e Vitor.
Erros e acertos da atual gestão
“Discutimos há algum tempo essas questões. Chegamos na maturidade da conversa que houve acertos importantes. Um dos principais foi a gestão financeira. O clube conseguiu renegociar dívidas e vem pagando de forma regular, lançou marca própria, o acordo com a Fonte Nova. Houve acertos que, no ponto de vista financeiro, fizeram o Bahia decolar. A ampliação do quadro de sócios também. Tudo isso fez com que o Bahia chegasse a um patamar desejável no Nordeste, sendo um espelho para muitos clubes. Outro acerto que para nós foi muito importante foi o núcleo de ações afirmativas, porque o futebol tem sua função social. Isso fez com que o Bahia se posicionasse como um clube muito importante, que está à frente e vê clubes vindo nessa mesma direção”.
“Sobre os erros, a gente entende que o departamento de futebol dessa última gestão foi muito centralizado. Não podemos ignorar que nessa última gestão, principalmente no final de 2019 e 2020, o departamento de futebol foi muito centralizado. Houve decisões tomadas por uma só pessoa, influenciando toda a qualidade e eficiência de um time inteiro. Entendemos que é preciso descentralizar. É uma das nossas propostas e também é proposto por Guilherme e Vitor. Não dá para continuar da forma como está. Outro erro é a questão da interiorização do clube. Até iniciou o contato com as embaixadas fora de Salvador, mas precisa ser ampliado”.
Papel do Conselho e propostas da chapa
“O papel do Conselho para o clube é muito importante, não podemos deixar de apresentar que é um grupo de pessoas que vai fiscalizar de perto as ações da Diretoria Executiva, analisar orçamentos, fazer proposições. Democraticamente, é pensar o Bahia. O Conselho Deliberativo é uma atividade não-remunerada, então quem está lá firma uma responsabilidade por amor ao clube. (…) Dentro da fiscalização do Executivo do clube, mas também podem e devem fazer parte das comissões. É a partir daí que os conselheiros atuam no dia-a-dia do clube. E é por isso que precisa atuar com responsabilidade. É quem está mais perto de ser a voz da torcida no Bahia”.
“Temos a proposta da implementação da compliance, que é um conjunto de normas que quando o clube passa a aderir, facilita a fiscalização. A profissionalização da gestão é importante, porque coloca o Bahia em um patamar de referência. A institucionalização do Núcleo de Ações Afirmativas é uma das propostas mais importantes. Além do fortalelecimento das embaixadas, da base e do futebol feminino. (…) Queremos também um conselho diverso, pois é o que realmente representa a torcida tricolor”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.