é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Veja a entrevista com a chapa Convergência Tricolor

Notícia
Entrevista
Publicada em 1 de dezembro de 2020 às 15:55 por Victor de Freitas
YouTube video

Nós do ecbahia.com, como parte importante deste processo democrático, convidamos os 10 grupos que estarão concorrendo às vagas do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia.

A chapa entrevistada do dia é a Convergência Tricolor, com a candidata ao Conselho Deliberativo, Maria Ribeiro, como representante.

Assista à entrevista completa através do vídeo acima. Abaixo, confira alguns trechos do bate-papo:

Origem e formação do grupo

O Convergência Tricolor é um grupo relativamente novo, que surgiu em março de 2019 e é muito plural. Atualmente, temos seis conselheiros que vieram de um outro grupo e fundaram o Convergência Tricolor. Estamos na nossa primeira eleição e para nós é muito especial. Julgamos ter uma diversidade muito bacana, inclusive respeitando tanto a diversidade de gênero, racial e socioeconômica. Entendemos a importância desse grupo diverso e pregamos a democracia como principal fundamental ao Esporte Clube Bahia”.

Apoio a chapa de Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz

Esse apoio veio a público desde o início da campanha, pois é um debate que vínhamos fazendo ao longo do ano. Havia vários nomes para concorrer à Diretoria Executiva e que não se concretizaram. Mas já era um debate em nosso grupo. Avaliamos e pontuamos erros e acertos da atual gestão. Em virtude destes erros e acertos, resolvemos declarar este apoio crítico. Entendemos que essa chapa praticou muitos acertos, apesar de ter havido erros que também pontuamos. Mas, entendemos que os acertos foram importantes e apoiamos a chapa de Guilherme e Vitor.

Erros e acertos da atual gestão

“Discutimos há algum tempo essas questões. Chegamos na maturidade da conversa que houve acertos importantes. Um dos principais foi a gestão financeira. O clube conseguiu renegociar dívidas e vem pagando de forma regular, lançou marca própria, o acordo com a Fonte Nova. Houve acertos que, no ponto de vista financeiro, fizeram o Bahia decolar. A ampliação do quadro de sócios também. Tudo isso fez com que o Bahia chegasse a um patamar desejável no Nordeste, sendo um espelho para muitos clubes. Outro acerto que para nós foi muito importante foi o núcleo de ações afirmativas, porque o futebol tem sua função social. Isso fez com que o Bahia se posicionasse como um clube muito importante, que está à frente e vê clubes vindo nessa mesma direção”.

“Sobre os erros, a gente entende que o departamento de futebol dessa última gestão foi muito centralizado. Não podemos ignorar que nessa última gestão, principalmente no final de 2019 e 2020, o departamento de futebol foi muito centralizado. Houve decisões tomadas por uma só pessoa, influenciando toda a qualidade e eficiência de um time inteiro. Entendemos que é preciso descentralizar. É uma das nossas propostas e também é proposto por Guilherme e Vitor. Não dá para continuar da forma como está. Outro erro é a questão da interiorização do clube. Até iniciou o contato com as embaixadas fora de Salvador, mas precisa ser ampliado”.

Papel do Conselho e propostas da chapa

“O papel do Conselho para o clube é muito importante, não podemos deixar de apresentar que é um grupo de pessoas que vai fiscalizar de perto as ações da Diretoria Executiva, analisar orçamentos, fazer proposições. Democraticamente, é pensar o Bahia. O Conselho Deliberativo é uma atividade não-remunerada, então quem está lá firma uma responsabilidade por amor ao clube. (…) Dentro da fiscalização do Executivo do clube, mas também podem e devem fazer parte das comissões. É a partir daí que os conselheiros atuam no dia-a-dia do clube. E é por isso que precisa atuar com responsabilidade. É quem está mais perto de ser a voz da torcida no Bahia”.

“Temos a proposta da implementação da compliance, que é um conjunto de normas que quando o clube passa a aderir, facilita a fiscalização. A profissionalização da gestão é importante, porque coloca o Bahia em um patamar de referência. A institucionalização do Núcleo de Ações Afirmativas é uma das propostas mais importantes. Além do fortalelecimento das embaixadas, da base e do futebol feminino. (…) Queremos também um conselho diverso, pois é o que realmente representa a torcida tricolor”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes