é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia Associação conquista 1º título de basquete do novo projeto que mira NBB

Notícia
Esportes
Publicada em 15 de dezembro de 2025 às 17:45 por Victor de Freitas
Projeto de basquete do Bahia Associação tem primeira conquista
time de basquete do bahia comemora título
Foto: Geovanna Miranda (@picsmiranda)





Através da Associação Esporte Clube Bahia, o Esquadrão de Aço voltou a disputar competições de basquete em 2025, após cerca de duas décadas fora das quadras. O retorno acontece da melhor forma possível: com o primeiro título do novo projeto ao vencer o rival Vitória na final da Supercopa Intermunicipal, realizada em Feira de Santana.

Em um confronto equilibrado, disputado nesse último domingo, o Bahia saiu com o triunfo pelo placar em 79 a 72 sobre o adversário após os quatro quartos de um jogo de basquete.

Com apenas cerca de seis meses de trabalho desde o anúncio da criaçãodo novo projeto, o título marca o início da reescrita da história do clube tricolor na modalidade.

Leia mais: Relembre o anúncio do basquete como esporte do Bahia Associação

Campanha sólida e foco na disputa do NBB no futuro

Para chegar ao título, o Bahia passou da fase de grupos invicto. Na semifinal, a equipe derrotou o Jequié por 84 a 78, de virada. A campanha foi enaltecida pelo técnico Marcelo Martins:

“Essa é a competição mais relevante do Bahia, que envolve equipes do estado inteiro, e a gente, com um projeto tão novo, fez uma campanha sólida para chegar à final, em que enfrentou e venceu o rival,” destacou o treinador.

O resultado motiva a equipe a crescer e alcançar objetivos maiores em 2026, com o projeto mirando a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB) no futuro, como explicado pelo presidente Emerson Ferretti durante anúncio da criação do time, em abril:

A gente tem um case de sucesso do nosso rival há um tempo atrás e vimos que é muito possível também transformar o Bahia em um case de sucesso, principalmente com o ginásio novo que está sendo construído na orla. O NBB é a competição mais forte, fora campeonatos de futebol. Também está montado em três etapas: a primeira é com a equipe universitária; na segunda etapa, a gente avança para a Liga Ouro (segunda divisão nacional), junto à implementação de programas sociais, e a terceira etapa é O NBB”, explicou Ferretti.

Leia também sobre outros esportes do Bahia:

Destaque individual e elenco de basquete do Bahia

O ala Adriel Pereira foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da finalíssima. O atleta celebrou o resultado e o comprometimento do grupo:

“A gente vem trabalhando muito para momentos como esse. Nos últimos meses, eu vim mais meus companheiros e a comissão técnica do que a minha família, então, a gente merecia terminar o ano dessa maneira,” avaliou Adriel, conhecido pelos colegas como “Spider”.

Além de Adriel, o Esquadrão contou com nomes como os armadores Pablo Esteves, Paulo Barreto e Thiago Marques; os alas Carlos Neto, Francis Lauxen e Guilherme Passos; os alas-pivôs Crysthian Pena, Jean Nascimento, Rafael Búffalo e William Santos; e o pivô João Lucas.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes