é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Como o Grêmio venceu a Ponte Preta e voltou à Série A 2005

Notícia
Esportes
Publicada em 9 de junho de 2024 às 16:01 por Da Redação

Por muito tempo, a seleção brasileira de futebol do Grêmio foi obrigada a disputar suas partidas com outros times da Série B, não representando assim uma grande ameaça para outros times de alto escalão. O clube do Grêmio foi fundado no longínquo ano de 1903 e depois de tanto tempo sofreu um número considerável de mudanças diversas. Até 1991 o clube conseguia facilmente se manter à tona, estando na Série A, mas acabou caindo para a Série B, voltando em seguida a conseguir uma promoção, na qual esteve até 2003, porém, em 2004, ocorreu o fracasso incompreensível do clube e os jogadores do Grêmio foram novamente rebaixados para a Série B pela segunda vez em sua história.

E então chegou o momento em que se deu a oportunidade de reconquistar o título perdido para o time do Grêmio, para isso, foi necessário derrotar o seu clube da terra natal da Ponte Preto. Não parecia muito difícil e logo os jogadores das duas equipes se enfrentaram em uma batalha inesquecível, que tentariam, posteriormente, repetir mais de uma vez nos próximos anos. Para ver todos os jogos dos times do Grêmio e Ponte Preto, você pode baixar o Brabet download e curtir das partidas.

Circunstâncias Que Levaram À Partida Decisiva

As circunstâncias que levaram estas duas equipes a se encontrarem foram as partidas periódicas para promover ou rebaixar as classificações para futuros campeonatos. Assim, o destino funcionou de tal forma que se o time do clube de futebol “Grêmio” permanecesse na Série B, então em torneios futuros eles seriam jogadores menos prioritários do que qualquer representante da Série A, por isso, o time, definitivamente precisava assumir e retornar ao seu nível de status anterior.

Os melhores times da Série A foram:

  1. São Paulo;
  2. Flamengo;
  3. Grêmio;
  4. Cruzeiro;
  5. Ponte Preta.

A 26 de novembro de 2005, chegou o tão esperado momento da partida no estádio dos Aflitos, no Recife. A batalha entre as duas equipes foi incrivelmente difícil e somente aos 61 minutos o placar foi reduzido para 1 a 0 a favor do Grêmio visitante. Tudo acabou por ser mais simples do que os jogadores deste clube esperavam e até o apito final, o adversário de Konrad não conseguiu levar o placar ao empate e muito menos à vitória.

Análise Da Estratégia E Tática Do Grêmio

Os jogadores do Grêmio mostraram muita confiança na posse de bola durante todo o jogo. Suas principais táticas eram o controle de todo o campo e a posse de bola com tranquilidade. Aos 60 minutos de jogo, os atacantes gremistas decidiram que era hora de pressionar totalmente a defesa adversária. Um minuto depois o placar mudou e a bola já estava no gol do time de Ponte Preto. Os adversários não estavam preparados para um ataque tão rápido do adversário, após o qual tentaram repetir a ação várias vezes, mas a defesa do Grêmio não foi tão fácil de superar.

A comissão técnica, que mudou ao longo dos vários anos no clube, desempenhou um papel significativo no planeamento desta estratégia. A equipe foi absorvendo gradativamente todos os esquemas de ataque e defesa e, o mais importante, o então técnico do time gremista também compartilhou o pensamento dos jogadores, e conseguiu montar vários momentos de estratégia de sucesso. Vale muito a pena agradecer ao técnico Renato Gaúcho, que dedicou os melhores dias de sua carreira de treinador ao clube gremista.

O Papel Do Treinador E O Moral Da Equipe

Renato Gaúcho foi quem ajudou o Grêmio a superar estrategicamente a Ponte Preto naquela difícil partida. É claro que ao longo de sua carreira de treinador teve que mudar de clube por diversos motivos, mas isso não o impediu de tratar com carinho aqueles com quem iniciou sua carreira como jogador de futebol, pois foi no clube do Grêmio que o Gaúcho começou a jogar futebol profissional. O treinador também conseguiu influenciar muito o moral da sua equipa, e sem este parâmetro teria sido impossível vencer um jogo tão difícil de acesso à Série A.

Consequências Do Retorno À Elite Para O Clube

O retorno do clube gremista à Série A influenciou muito o seu time de futebol e, moralmente, isso significou que eles foram capazes de tornar realidade o retorno à chamada elite do futebol. Ou seja, a confiança de cada jogador em si e nos colegas foi um motor muito bom, que os levou a novas vitórias. Com o regresso à Série A, o time gremista conseguiu voltar a jogar com adversários mais fortes e, com isso, aprimorar suas habilidades na modalidade.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Após mais de 50 jogos pelo Bahia, como você avalia o trabalho de Rogério Ceni?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras