é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Tem chance? Saiba quem são os concorrentes de Juba por vaga na Copa do Mundo

Notícia
Esportes
Publicada em 15 de novembro de 2025 às 09:30 por Victor de Freitas
Lateral do Bahia disputa espaço com jogadores com experiência europeia
juba, do bahia, na seleção brasileira
Foto: Staff Images / CBF

O lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, aguarda com ansiedade pela chance de fazer sua estreia pela Seleção Brasileira, o que pode acontecer no amistoso contra Senegal, neste sábado (15), ou contra a Tunísia, na terça-feira (18).

Um dos grandes nomes da lateral-esquerda no futebol brasileiro em 2025, Juba chamou a atenção dos olhares do lendário técnico italiano Carlo Ancelotti mesmo em poucos meses de trabalho à frente da Seleção.

O atleta tricolor, apesar de estar apenas em sua primeira convocação, não esconde a ambição de ir além do momento atual e mira uma vaga na lista final para a Copa do Mundo. Em entrevista coletiva, o próprio Juba afirmou:

Tenho o sonho de chegar na Seleção pela primeira vez e eu consegui isso. Todo jogador sonha com uma Copa do Mundo. Se eu continuar me destacando no meu clube e aproveitar essa oportunidade, creio que, com fé em Deus, tenho chances de estar na Copa.

Leia mais: Foco no ataque: Bahia realiza treino tático em campo aberto e intensifica transição de lesionados

A concorrência de Juba por um lugar na Copa do Mundo de 2026

Luciano Juba tem demonstrado grande versatilidade e consistência, o que o levou à Seleção. Contudo, ele compete por uma vaga em uma posição historicamente disputada na Seleção.

Por outro lado, pesa a favor do lateral-tricolor o fato de as duas vagas de lateral-esquerdo estarem abertas até esse momento. Além disso, Juba se destaca com um perfil completamente diferente dos seus concorrentes, que em sua maioria possuem um estilo de jogo voltado para a defesa.

Além do lateral do Bahia, Carlo Ancelotti já convocou outros quatro jogadores dessa posição. A expectativa é de que dois ou até três nomes sejam levados para a Copa do Mundo.

alex sandro, concorrente de juba na seleção
Alex Sandro é lateral mais experiente da Seleção (Foto: Staff Images / CBF)

Os concorrentes de Juba na Seleção Brasileira:

  • Alex Sandro (Flamengo)

Aos 34 anos, Alex Sandro faz uma temporada consistente no Flamengo, com 37 jogos no ano, incluindo duas atuações na Seleção Brasileira.

Por possuir uma longa trajetória na Europa, como titular absoluto de Porto e Juventus durante mais de uma década, o lateral aparece como uma opção de segurança pela experiência de ter disputado a última Copa do Mundo e já acumular 42 jogos pelo Brasil.

  • Caio Henrique (Monaco)

Aos 28 anos, Caio Henrique tem três jogos pelo Brasil, sendo um deles sob o comando de Ancelotti. Antes camisa 10, no início da carreira, o atleta se reinventou durante sua passagem pela Europa e é titular da lateral-esquerda do Monaco desde 2020 – atualmente, joga a Champions League.

Ele está em sua sexta temporada consecutiva na equipe francesa, sendo que o final da sua formação de base aconteceu no Atlético de Madrid. Também tem como ponto crucial ao seu favor a experiência europeia.

  • Douglas Santos (Zenit)

Surpresa nas últimas convocações de Ancelotti, Douglas Santos mostrou serviço e foi elogiado por um estilo de jogo defensivo, mas consistente.

O lateral-esquerdo tem 31 anos joga na Europa desde 2016, inicialmente em três temporadas pelo Hamburgo-ALE, e atualmente faz sua sétima temporada pelo Zenit, da Rússia, onde já ganhou cinco títulos nacionais. No entanto, não disputa competições continentais devido ao banimento dos clubes russos.

  • Carlos Augusto (Internazionale)

Escalado como ala na equipe da Internazionale, Carlos Augusto faz sua terceira temporada consecutiva como titular absoluto da equipe de Milão – na última, ele contribuiu com seis assistências e ganhou destaque.

Outro nome já chamado por Ancelotti, ele atua no futebol europeu desde 2020, primeiramente em três temporadas pelo Monza e, desde 2023, na Inter de Milão, onde se projetou a nível mundial para disputar lugar na Seleção. Acumula quatro jogos pelo Brasil.

No amistoso deste sábado (15), Alex Sandro será o titular em uma composição mais defensiva para o lado esquerdo, que terá Rodrygo e Vini Júnior atuando juntos. Na direita, Militão jogará como lateral-direito para cobrir a dupla Estêvão e Matheus Cunha.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem foi o melhor jogador do Bahia na temporada 2025?
todas as enquetes