é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Top 5 dos jogadores históricos favoritos do Bahia

Notícia
Esportes
Publicada em 3 de outubro de 2023 às 19:00 por Autor Genérico

Quais são os maiores ídolos da história do Bahia?

O Bahia é um time de grande tradição tanto no Nordeste quanto no restante do Brasil. Ao longo de sua história, muitos títulos foram conquistados e muitos ídolos se consagraram ao longo de sua caminhada. Cada jogador em um panorama do futebol brasileiro e com conquistas diferentes. Nas notícias de esportes de cada época, era contada uma parte da história desses atletas, da história do clube e do futebol brasileiro. Na trajetória de todos os times, existem jogadores que encantaram a torcida e são lembrados até hoje, porque cada clube brasileiro tem suas lendas. Neste artigo, vamos falar dos atletas do Bahia.

Dentre todos esses ídolos, alguns tiveram mais momentos mais marcantes e conquistaram mais o carinho da torcida. Vamos falar de cinco jogadores históricos favoritos do Bahia.

Claro, é muito difícil escolher falar somente de 5 lendas. Cada conquista foi importante e significativa para o clube. Nesta lista foram levados em conta participações em momentos históricos, estatísticas, habilidade, títulos conquistados.

Carlito

Entrou no clube em 1949 e, em sua estreia, marcou 2 gols em uma goleada por 6 a 1 do Bahia em cima do Botafogo. Esses foram os 2 primeiros dos 233 gols que ele marcou com a camisa tricolor e é o maior artilheiro da história do Bahia.

Venceu o Campeonato Baiano oito vezes e, apesar de não ter participado da campanha pela conquista da taça do Campeonato Brasileiro de 1959, esteve no banco de reservas da equipe. Após 378 partidas pelo clube, se aposentou em 1961 em um amistoso contra o Fluminense.

Beijoca

O ídolo recebeu esse apelido porque comemorava os gols mandando beijos. É o 13º maior artilheiro da história do Bahia com 98 gols marcados em 194 partidas. Ele jogou no clube por sete anos e participou ativamente de cinco conquistas do Campeonato Baiano, marcando gols em todas as participações.

Com estilo de vida boêmio, sempre frequentava as noitadas e era assunto em polêmicas. Mas sua vida fora de campo não afetava em nada seu futebol, sempre marcando gols.

Douglas Franklin

É tido por muitos como o melhor jogador que o Bahia já teve. Tendo atuado como meia-atacante, é o segundo maior artilheiro da história do Clube, anotando 184 tentos em suas 456 partidas pelo clube. Além disso, é o maior garçom que o Bahia já teve, realizou 85 passes (na época, não era chamado de assistência), tendo sido muitos deles para o Beijoca marcar.

Antes de vestir a camisa tricolor, era jogador do Santos, reserva imediato de Pelé. No final de 1971, se desentendeu com o técnico e mudou para o Bahia. Dos oito anos em que esteve no clube, ganhou sete Campeonatos Estaduais em sequência, sendo o grande protagonista do time.

Bobô

Foi um dos maiores ídolos do clube. Foi protagonista do Bahia na conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 com dois gols na final em uma virada sobre o Internacional. Esse é considerado um dos principais títulos do clube.

Além disso, ganhou três campeonatos estaduais em sequência (1986, 1987 e 1988). Marcou 81 gols em 248 partidas pelo time e saiu do Bahia para atuar em outros times, como São Paulo, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Internacional e voltou para o Bahia em 1996 para encerrar a carreira.

Nonato

Foi o jogador do tricolor de aço que mais marcou gols no século XXI e o 7º maior artilheiro do Bahia, com 126 gols em 221 partidas. Ganhou dois títulos da Copa do Nordeste e duas vezes o Campeonato Baiano, sendo um jogador muito querido pela torcida.

Chegou a jogar no Japão por cinco temporadas e, neste período, se destacou como um dos maiores artilheiros estrangeiros.

Resumo dos números

 

Tempo no Bahia

Gols marcados

Partidas jogadas

Títulos estaduais

Títulos nacionais

Carlito

12 anos

233

378

7

1

Beijoca

9 anos

98

194

5

0

Douglas Franklin

9 anos

184

456

7

0

Bobô

7 anos

81

248

3

1

Nonato

6 anos

126

221

2

0

Conclusão

Este artigo mostrou um pouco dos grandes momentos e da história do clube. As histórias ao longo dos anos une diferentes gerações de torcedores e fortalece o orgulho da equipe, da torcida e de todo o clube. Conhecer a trajetória do Bahia é uma experiência, mas nem se compara a quem viveu naqueles anos a ansiedade, o ânimo e a euforia da conquista do título. Quanto às lendas, só alguns de nós pudemos vê-los mostrar sua garra, classe e habilidade em campo.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual deve ser a dupla de ataque do Bahia?
todas as enquetes