é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

CBF define calendário e traça caminho do Bahia no futebol feminino em 2026

Notícia
Futebol Feminino
Publicada em 26 de novembro de 2025 às 15:09 por Victor de Freitas
bahia feminino
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou oficialmente o calendário das competições de futebol feminino para a temporada de 2026. O Bahia, com suas “Mulheres de Aço”, já tem o roteiro definido para a disputa da elite nacional e do principal torneio de mata-mata do país, que trazem novidades no formato e na extensão das datas.

O planejamento da entidade máxima do futebol brasileiro prevê um aumento no número de jogos e uma duração maior para os campeonatos, visando o desenvolvimento da modalidade.

Para o Esquadrão, o ano de 2026 promete ser mais uma vez intenso e importante para o fortalecimento e busca por afirmação do clube na elite nacional do futebol feminino, com foco total no Brasileirão A-1 e na Copa do Brasil.

Leia mais: Feminino: Bahia encerra temporada com feitos inéditos e afirmação nacional

Brasileirão A-1 com mais clubes e calendário estendido

A principal competição do país, o Brasileirão Feminino A-1, teve suas datas confirmadas e será disputado entre 15 de fevereiro e 4 de outubro de 2026.

Uma das grandes novidades é a ampliação do número de participantes, passando de 16 para 18 clubes na elite.

Essa mudança impacta diretamente o planejamento do Bahia, que terá mais adversários e um calendário mais cheio, totalizando em 17 partidas na primeira fase e mais equipes para disputar o G-8.

Em 2025, o Bahia terminou em sétimo lugar e enfrentou o Corinthians na segunda fase, em formato de mata-mata com ida e volta, sendo eliminado para o time que terminaria como heptacampeão nacional.

Além da taça, o Tricolor de Aço disputará uma premiação recorde, com o campeão levando R$ 2 milhões e o vice R$ 1 milhão. Os finalistas vão para a Libertadores de 2027.

Copa do Brasil feminina e o desafio do mata-mata para o Bahia

A Copa do Brasil de futebol feminino também ganhou destaque no novo calendário e será realizada de 22 de abril a 15 de novembro de 2026. A competição contará com 66 clubes e terá um formato que privilegia os times da elite em fases mais avançadas.

As equipes que disputam o Brasileirão A-1, como é o caso do Bahia, entrarão diretamente na terceira fase do torneio da mesma forma que em 2025.

Outra alteração relevante é que, a partir das quartas de final, os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta, aumentando o número de jogos.

Nesta temporada, o Bahia eliminou Grêmio, Atlético-MG e Red Bull Bragantino em formato de jogo único, sendo eliminado na semifinal pela Ferroviária.

bahia feminino
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Leia também: É hexa! Bahia bate rival e conquista 6º título baiano feminino consecutivo

Bahia nas competições regionais de 2026

Assim como é tradicional, o Campeonato Baiano é a última competição a ser disputada pelo Bahia na temporada e será assim também em 2026, com a competição marcada para os últimos meses do ano.

No caso do calendário de 2026, a competição estadual deve ser marcada em data após o fim do Brasileirão A-1, como forma de evitar choque de datas para o principal clube do estado, mas ocorrerá junto com a reta final da disputa da Copa do Brasil, o que pode fazer com o que o Bahia priorize o torneio nacional, mas também possibilitando o uso de mais jogadoras.

Antes disso, é provável que ocorra a segunda edição da Copa Maria Bonita, que em 2025 reuniu pela primeira vez os nove campeões estaduais do ano anterior em um torneio de curta duração disputado na Arena Pernambuco. A competição teve divulgação da TV Globo e disputada no começo de outubro, durante uma pausa no calendário nacional. O Bahia caiu na semifinal para o Fortaleza.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes