O Bahia foi o campeão da Taça Brasil de 1959, que era conhecida como a primeira edição de um campeonato nacional, mas o marco pioneiro agora mudou de lado.
Em decisão da CBF nesta sexta-feira (25) o Atlético Mineiro foi reconhecido como o campeão brasileiro de 1937.
A mudança no histórico do Campeonato Brasileiro acontece após o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, aceitar o pedido do Galo para reconhecer o Torneio dos Campeões de 1937 como um campeonato nacional.
Agora o Bahia passa a ser oficialmente o campeão da segunda edição de um Brasileiro.
Para determinar a decisão que acontece depois de 86 anos, a CBF considera que:
“O Torneio dos Campeões disputado em 1937, foi sim de um torneio extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes, abandonado o modelo amador, debate esse que já vinha desde a década de 20”.
A CBF também define o Torneio de 1937 dessa forma:
“O primeiro torneio interestadual e de relevância nacional que contou com a participação de clubes de migraram para o modelo profissional (o campeão Mineiro – Clube Atlético Mineiro – CAM, o campeão do Distrito Federal – Fluminense, o campeão paulista – Portuguesa, o campeão capixaba, Rio Branco e, ainda, o Campeão do Estado do Rio de Janeiro – Alliança e a Liga da Marinha”.
Por fim, a resolução da presidência da CBF, nº 03/2023, “reconhece o Torneio dos Campeões como o Campeonato Brasileiro de 1937 e, com isso, o Clube Atlético Mineiro – CAM o Campeão Brasileiro daquele ano”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.