é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Ex-artilheiro do Bahia anuncia aposentadoria aos 37 anos

Notícia
História
Publicada em 19 de agosto de 2024 às 15:00 por Victor de Freitas
Atacante fez temporada marcante em 2013 pelo Bahia e retornou ao clube em 2019
Fernandão Bahia
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Um dos principais centroavantes do Bahia na década passada, Fernandão anunciou sua aposentadoria do futebol profissional.

Através de publicação no Instagram, o agora ex-atacante publicou uma foto com seus troféus conquistados na carreira com a legenda: “THE END… Obrigado Futebol!”.

Fernandão se aposenta aos 37 anos, tendo o Vila Nova como seu último clube, em 2024. Ele fez 20 jogos neste ano, com dois gols e duas assistências. Sua despedida oficial dos gramados aconteceu no dia 22 de maio.

Atacante com passagem por diversos clubes nacionais, ele viveu a melhor fase dentro do futebol brasileiro vestindo a camisa do Bahia, em 2013, onde se projetou para uma carreira de sucesso na Turquia, nos anos seguintes.

Trajetória de Fernandão pelo Bahia

Fernandão ganhou destaque em 2013, quando foi o principal nome do Bahia naquela temporada, marcando 18 gols em 41 jogos e ganhando status de “ídolo” na época.

A temporada com a camisa do Bahia, na Série A, o colocou no radar do futebol europeu. Em 2014, ele foi negociado com o Bursaspor, da Turquia, e logo depois chegou ao Fenerbahçe.

Durante todo o seu período atuando no futebol turco – e na Arabia Saudita, em 2018 –, o atacante manteve uma forte ligação com o Bahia, ressaltando sua vontade de voltar ao clube, em um desejo que também era da torcida tricolor.

Mesmo em seu auge fora do país, ele afirmou, em 2017: “Quando eu voltar para o Brasil, será para o Bahia”. E a promessa foi cumprida.

Foto: Divulgação / EC Bahia

A volta de Fernandão aconteceu em 2019, com status de grande reforço da temporada. Foram R$ 4,5 milhões desembolsados para sua compra, além de um alto salário.

Ele ganhou seu primeiro título pelo Esquadrão e afirmou, na época, que estava no caminho de se tornar ídolo, já que faltava um troféu.

“A partir de agora, posso estar no caminho de ídolo, faltava isso, um título. Todos me conhecem, sabem que tenho capacidade de ajudar o Bahia. Mas tudo tem que ser coroado com título. Feliz de ter voltado e conquistado o título. Com isso posso estar na história”.

No entanto, sua segunda passagem foi longe do que era esperado. Problemas pessoais e físicos dificultaram seu sucesso pelo clube. Ele saiu em 2020, para jogar pelo Goiás.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes