“O Bahia é um eterno gol de Raudinei”. Uma das frases marcantes na história do Esquadrão de Aço é celebrada pelo histórico gol marcado pelo ex-atacante no exato 7 de agosto de 1994. 30 anos depois a mística segue viva e com celebrações.
Há três décadas anos, Raudinei anotava o histórico gol que garantiria mais um título estadual para o Bahia. Mas não foi um gol qualquer.
Em uma partida épica na antiga Fonte Nova, 97.240 mil torcedores presenciaram o Ba-Vi que definiria o campeão baiano daquele ano.
O título foi garantido com o lendário gol marcado por Raudinei aos 45 minutos do segundo tempo, quando alguns já começavam a deixar o estádio – mas para a alegria da maioria que manteve a fé no Esquadrão, o gol saiu e garantiu um dos troféus mais icônicos do clube.
Outro fator que faz com que o gol seja tão lembrado é pela fórmula inacreditável do Campeonato Baiano de 1994, apelidado pelo ícone Armando Oliveira de “Inchadão 94”. Foram 12 Ba-Vis em uma só edição de Estadual.
A partida decisiva, portanto, ocorreu no 12º Ba-Vi do Baianão 94. Raudinei começou no banco de reservas – em um time que tinha os ídolos Marcelo Ramos e Uéslei como referências ofensivas –, e substituiu o meio-campista Maciel com a missão justamente de aumentar o poder de fogo.
Desde então, o atacante se tornou um nome marcante na história do clube e, inclusive, criou a mística de decidir jogos nos minutos finais. Sempre que o Bahia marca um gol na reta final das partidas, Raudinei é lembrado. E, assim, nunca será esquecido, pela alegria que deu à nação.
Relembre o gol com a narração de Chico Queiroz:
A carreira de Raudinei
Paulista, da cidade de Echaporã, Raudinei deu seus primeiros passos no futebol com a camisa do Juventus-SP. Fez carreira em clubes importantes da Europa, como o Porto e o Deportivo La Coruña.
Em 1994, chegou ao Bahia após passar pelo Santo André e marcou seu nome na história tricolor com o gol histórico no clássico. Naquele ano, ele fez cinco gols em 23 jogos.
Raudinei deixou o Esquadrão no ano seguinte, passando pelo Araçatuba-SP, mas voltou ao clube ainda em 1995 para marcar mais sete gols em 21 partidas.
Ao longo da carreira, passou ainda por outras equipes do interior de São Paulo, até se aposentar pelo União São João em 1999.
Bahia lança camisa comemorativa ao 30º aniversário do gol de Raudinei
Além da celebração comum a cada ano, o Bahia lançou mais uma camisa comemorativa ao gol histórico, que custa R$ 249,99 nas lojas oficiais do clube.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.