é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Morre Pelé aos 82 anos; relembre histórias do Rei com o Bahia

Notícia
História
Publicada em 29 de dezembro de 2022 às 16:41 por Victor de Freitas

peleeterno
Fonte: Reprodução

O eterno Rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nos deixou nessa quinta-feira (29).

Pelé tinha 82 anos e estava internado há um mês para o tratamento de um câncer no cólon contra o qual lutava há um longo período, mas não resistiu.

Já há uma movimentação para montagem de estrutura na Vila Belmiro, onde o sepultamento ocorrerá. Ainda sem mais detalhes, no entanto.

Pelé foi eleito como Atleta do Século XX, acumulando feitos inalcançáveis, como três troféus de Copa do Mundo e 1.282 gols em 1.364 jogos em contabilização feita pelo Santos. Conquistou ainda 37 títulos oficiais.

Em uma homenagem ao maior jogador de todos os tempos, o ecbahia.com recorda momentos da carreira do Rei contra o Esquadrão de Aço. Afinal, são várias e importantes histórias que marcaram o futebol brasileiro entre 1959 a 1969.

Rivalidade com o Bahia, quase gol 1.000 em Salvador e idolatria na Fonte Nova

Quando já caminhava a passos largos para se tornar o maior da história, Pelé enfrentou o Bahia na final da Taça Brasil de 1959, que terminou em título do Esquadrão de Aço.

Aquela decisão foi decidida em três jogos, após cada equipe vencer um dos jogos fora de casa. Pelé, inclusive, comandou o triunfo santista no jogo de volta, em Salvador.

No terceiro jogo, o Rei estava fora de ação por uma lesão e só pôde acompanhar de fora a conquista nacional do Bahia.

Bahia e Santos também decidiram títulos da Taça Brasil em 1961 e em 1963. Mas, nas duas ocasiões Pelé não deu chances junto com o histórico time santista.

Em 61, o craque fez três gols em uma goleada na partida de volta, disputada na Vila Belmiro. Em 63, marcou dois gols no triunfo santista em São Paulo e mais dois gols na goleada no jogo de volta, em Salvador.

Já em 1969, bicampeão mundial e às vésperas da conquista da terceira Copa, Pelé, chegou perto de marcar o milésimo gol em cima do Bahia, na Fonte Nova.

Em um lance, acertou a trave. Já em outra ocasião, o zagueiro Nildo Birro-Doido foi quem se consagrou ao evitar o milésimo gol do Rei.

Um mito criado ao longo da história diz que o defensor foi vaiado, mas imagens da época comprovam que o jogador foi aplaudido, assim como o próprio Pelé pela jogada.

Maior ídolo do futebol brasileiro, Pelé tem uma estátua na Ladeira da Fonte Nova, onde permanece desde 2013 após ter passado por uma restauração.

Pelé contratado pelo Bahia nos anos 70? Fake news da época fez torcida se empolgar

Quem disse que não existiam “fake news” nos anos 70? Pois então. Uma delas dava conta justamente de uma suposta vinda de Pelé ao Bahia após a conquista da terceira Copa do Mundo, quando ele já era considerado o melhor jogador em atividade no planeta.

Aconteceu no programa “Resenha do Meio-Dia”, da Rádio Cultura da Bahia, no início dos anos 70. A suposta informação foi levantada pelo ex-radialista França Teixeira, que anos depois lembrou do “causo” como uma situação engraçada da sua vida.

Houve, sim, quem acreditasse na notícia.

Em nota, o Esporte Clube Bahia também publicou a sua homenagem:

“Com extremo pesar, lamentamos profundamente a última partida do Rei do Futebol. Tricampeão mundial, Pelé estava do outro lado na final de 1959 e posou de Bahia em um ensaio com camisa de times campeões brasileiros da Revista Placar – uma imagem que está no Museu do Clube na Fonte Nova. Descanse em paz, Atleta do Século. #Luto”.

Imagem

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes