é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Novo técnico do Bahia já ‘ajudou’ Klopp antes de final europeia

Notícia
História
Publicada em 12 de dezembro de 2022 às 11:29 por Victor de Freitas

benficapaiva
Fonte: Divulgação / Benfica

O português de 52 anos, Renato Paiva, é o primeiro treinador do Bahia na era City Group.

A chegada do novo treinador tricolor foi assunto não só na mídia local, mas também internacional. Em Portugal, veículos de imprensa importantes destacaram a vinda do profissional ao Bahia.

Com uma longa passagem pelas divisões de base do Benfica, Renato Paiva é um nome conhecido pelo alto escalão do futebol europeu há vários anos.

Em 2019, Paiva foi procurado por Jürgen Klopp, técnico do Liverpol, para ‘ajudar’ antes da final da Champions League 2018/2019.

Na ocasião, o técnico alemão do Liverpool pediu que fosse marcado um amistoso contra o Benfica B, então treinado por Paiva, por ter características semelhantes às do Tottenham, então adversário na final.

O Liverpool fretou um avião e arcou com todas as despesas para levar a delegação do Benfica B até a cidade de Marbella, na Espanha, onde o time se preparava para a final.

Foi realizado um estágio de três dias, que terminou em um amistoso vencido por 3×0 pelos Reds. Apesar do resultado, o desempenho do Benfica B foi elogiado por Klopp.

“A equipa B devia deslocar-se para Marbella reunir-se com o staff técnico do Liverpool, que estava perfeitamente identificado com aquilo que era o Benfica B em termos técnico-tácticos, com aquilo que era o Tottenham”, explicou Renato Paiva, em 2019.

Quanto ao Manchester City, Paiva teve participação na formação de jogadores que hoje são titulares da equipe, como o goleiro Éderson, o zagueiro Rúben Dias, o lateral João Cancelo e o meia Bernardo Silva, todos com passagens pela base do Benfica.

Também ajudou a lançar nomes como João Félix, Renato Sanches, Victor Lindelöf e diversos outros que passaram por sub-17, sub-19 ou time B do Benfica.

Com 16 anos de ligação com o Benfica, esperava-se, inclusive, que o técnico assumisse em algum momento o cargo de técnico da equipe principal. Em 2020, seria o seu momento, mas o clube na época optou pelo retorno de Jorge Jesus.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você acredita que o Bahia ainda conseguirá vaga na Libertadores?
todas as enquetes