é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

O Poker pode ser considerado um esporte?

Notícia
História
Publicada em 29 de maio de 2019 às 09:36 por Marcelo Barreto

Antes de mais nada é preciso definir o que é um esporte. Todo esporte pode ser considerado como uma atividade de passatempo, de diversão e de recreação. Uma forma de atividade que tem algumas regras a serem seguidas. Grande parte dos esportes são físicos, mas há também os esportes da mente. Os esportes físicos apresentam várias organizações e até mesmo entram nas Olímpiadas.

E para conseguirem o mesmo status de esportes, os esportes da mente apresentam uma associação internacional, a qual é formada pela federações internacionais de xadrez, bridge, damas, go e poker. Os 5 esportes oficiais da mente. Esta associação foi fundada em abril de 2005, ou seja, tem pouco mais de 14 anos. No mesmo ano da inauguração, houveram os Jogos Mundiais de Esportes Mentais.

Essas federações servem como base para o esporte. No caso da federação de poker, a instituição serve como base de apoio para o esporte, promovendo não só jogos de poker como também o ensino e a prática de forma totalmente regulamentada e fiscalizada. Vale ressaltar que o poker é considerado o jogo de cartas mais popular do mundo.

Mas, mesmo com os dados apontados acima, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas se o poker é um esporte ou não. Abaixo mostramos alguns pontos para defender ambos os lados:

Pontos que mostram que o poker é um esporte 

  • Hoje há pessoas que vivem apenas de jogarem poker profissionalmente, de forma que o que antes era hobby, hoje é profissão. Esses profissionais estão sempre competindo em grandes campeonatos tanto físicos como virtuais em todo o mundo. Elas não só conseguem viver de poker, elas também acabam se tornando milionárias dependendo do seu nível.
  • Um dos maiores torneios do mundo é o World Series Of Poker, o que começou nos anos 70, hoje acontece todo mês de junho em Las Vegas, nos Estados Unidos. O torneio tem vários eventos nas principais modalidades do poker.
  • Em vários países do mundo, mas principalmente da Europa como na Inglaterra e em Portugal, o poker é uma atividade totalmente legalizada e regulamentada, ou seja, pagadora de impostos, os quais o governo reverte para os seus esportistas olímpicos. Dessa maneira, o esporte mental está alimentando o esporte físico. Essa é uma das melhores maneiras de desenvolver ambos os esportes.
  • Os praticantes afirmam que o poker é um esporte pois tem todos os elementos de qualquer outro esporte. Tem estratégia, raciocínio lógico, tática, adrenalina, e também é uma prática de entretenimento social. Além disso, tem competições e premiações, as quais existem o máximo de concentração do jogador com um preparo tanto mental como físico. Em alguns casos, os jogadores passam dias jogando sem parar até que alguém saia vencedor.

Pontos que mostram que o poker não é um esporte 

  • A questão da sorte é um dos principais pontos para as pessoas não verem o poker como um esporte, já que não basta técnica e habilidade, há uma imprevisibilidade que os jogadores não conseguem controlar: a sorte. Mas até mesmo os grandes jogadores do esporte, afirmam que a sorte é o pior inimigo deles, por justamente ser algo que eles não podem controlar por mais dedicação e competência que tenham. Dessa maneira há superstição em volta dos jogos de cartas. Ao mesmo tempo a distribuição de mãos boas e de mãos ruins é bastante democrática já que não há sorte que resista ao tempo. Toda a mesa durante uma jogada acaba recebendo a mesma quantidade de sorte e de azar. E aí que entra a necessidade de entender o jogo, fazer a melhor jogada com cartas boas e com cartas ruins. Os jogadores estão sempre gerenciando risco.
  • Essa questão da sorte está relacionada também com a questão histórica, pois o poker e outros jogos de cartas no início eram marginalizados e visto como algo da noite, no qual as pessoas faziam para se entreter, escaparem dos problemas e geralmente envolvido com bebidas e cigarros. Ou seja, há um estigma.
  • Grande parte das pessoas, geralmente, vem os esportes associados a atividade física, por isso é difícil de acreditar que o poker seja um esporte. Mas, esta é apenas uma outra linha de esporte, a qual envolve outras habilidades. Ou seja, os esportes não são puramente físico quando em sua essência a competição, com rivalidade e com confronto.
  • Por fim, o poker é uma atividade que pode ser exercida por qualquer pessoa, em qualquer lugar e geralmente é realizada entre amigos durantes os finais de semana, e não é levada a sério, daí a visão de que não é um esporte sério também. 

Ou seja, esporte não precisa requerer apenas força física, mas sim mental. Por isso, hoje de acordo com os especialistas no segmento o poker é considerado um esporte. Se você ainda tem dúvidas, e esses pontos não foram o suficiente para saná-las, a melhor forma é ir jogar poker e ver na prática.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras