Rogério Ceni completou seu 50º jogo como treinador do Bahia na última quinta-feira (20), contra o Flamengo. O ecbahia.com listou os principais números da trajetória do treinador desde então.
Técnico do Bahia desde setembro de 2023, Ceni chegou ao clube inicialmente com a missão – e foi assim que ele mesmo tratou –, de livrar o time tricolor do rebaixamento à segunda divisão.
O objetivo foi cumprido, mesmo que com sufoco até o fim do ano. A partir daí, novas metas, mais ambiciosas, foram traçadas, especialmente após contratações de impacto no mercado – Everton Ribeiro, Jean Lucas e Caio Alexandre.
Em nove meses como técnico do Bahia, o treinador tem mais do que o dobro de triunfos em relação ao número de derrotas. Já a média de gols marcados é quase duas vezes maior do que a de gols sofridos.
Os números de Rogério Ceni em 50 jogos pelo Bahia
Levando em consideração todas as competições disputadas pelo técnico no Esquadrão – Série A 2023 e 2024, Baianão 2024, Nordestão 2024 e Copa do Brasil 2024 –, os números do treinador são:
- 50 jogos oficiais;
- 30 triunfos;
- 7 empates;
- 13 derrotas;
- 64,6% de aproveitamento dos pontos disputados.
Com Ceni, o Bahia marcou 92 gols, média de 1,84 por jogo.
Por outro lado, a equipe tricolor sofreu 50 gols, uma média de 1 gol por partida.
- Leia a coluna: Vamos falar um pouco sobre o trabalho de Rogerio Ceni?
Thaciano como um dos artilheiros e Everaldo ‘recuperado’
Um dos pontos que mais chamam a atenção é o fato de, sob o comando de Rogério Ceni, Thaciano ter se tornado um goleador. Ele ainda é o artilheiro da equipe em 2024 e o vice-artilheiro da passagem de Ceni pelo clube.
Thaciano tem 13 gols marcados entre setembro de 2023 e junho de 2024.
Já o principal artilheiro desse período continua sendo o camisa 9 Everaldo, que passou por momentos de críticas, mas se recuperou e atualmente lidera a artilharia da Série A.
O centroavante marcou 14 gols desde que Ceni assumiu o comando tricolor.
Jean Lucas na melhor fase da carreira com Rogério Ceni
Outro destaque sob o ponto de vista ofensivo é um jogador inesperado. Jean Lucas chegou ao Bahia com apenas cinco gols marcados na carreira inteira, aos 26 anos.
Com Rogério Ceni como seu técnico, assumiu uma importante função também na fase ofensiva. São sete gols marcados e três assistências em 31 partidas neste ano.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.