Faltando apenas duas rodadas para o final do 1º turno, o Bahia retornou ao grupo dos classificáveis às quartas-de-final da competição. Depois de vencer o Camaçariense na casa do adversário, o Esquadrão alcançou os 15 pontos, superando assim, Camaçari (14), Poções (13) e Catuense (13).
No Grupo 1, o mais embolado da competição, tudo pode acontecer. O time comandado por Charles Fabian tanto pode segurar a lanterna, como pode terminar em 2°, já que o Fluminense de Feira, atual vice-líder da chave, possui 19 pontos. A única hipótese que não pode ocorrer é a de o Tricolor entrar nos cruzamentos como líder. Isso porque o Colo Colo, time da região cacaueira (Ilhéus), já possui 23 pontos, contra eventuais 21 do Bahia.
De acordo com o regulamento do campeonato, os 4 classificados de cada grupo se enfrentam entre si até a semifinal. A decisão, obrigatoriamente, será composta por um time de cada agrupamento. Isto aumenta consideravelmente as chances tricolores, já que habituais algozes, como o rival e o Ipitanga, só se cruzariam com a equipe azul, vermelha e branca na final do turno.
Caso esta fase se encerrasse hoje, o Bahia, 3° colocado de seu grupo, enfrentaria nas quartas-de-final o Fluminense de Feira, atual vice-líder. O primeiro jogo seria realizado no Estádio Octávio Mangabeira, vulgo Fonte Nova. Passando pelos Touros do Sertão, o Esquadrão enfrentaria o vencedor do duelo entre Colo Colo e Camaçari, equipes que deram maior trabalho, junto com o tricolor, ao líder da outra chave, o rubro-negro.
Conjecturando sobre o futuro, teremos ainda os seguintes confrontos:
BAHIA
– Juazeiro (fora)
– Itabuna (casa)
FLUMINENSE
– Vitória (fora)
– Ipitanga (casa)
CAMAÇARI
– Ipitanga (fora)
– Juazeiro (casa)
POÇÕES
– Camaçariense (fora)
– Atlético (casa)
CATUENSE
– Itabuna (fora)
– Camaçariense (casa)
Nota-se que todas as equipes jogarão em casa na última rodada. Se existe alguma lógica no futebol, o Poções deve somar 6 pontos, já que enfrenta os dois piores times do campeonato. Bahia e Camaçari têm caminhos semelhantes. Ambos enfrentam o Juazeiro e um dos vice-líderes. Ligeira vantagem pro tricolor, que enfrenta o adversário mais complicado em seu campo. A equipe de Feira enfrenta duas pedreiras, podendo até perder sua vaga na próxima fase. Correndo por fora, está a Catuense, que continua com a lanterna, mas como venceu os seus dois últimos jogos, ainda tem chance. Chance essa, que ganha maior ênfase, principalmente se levarmos em conta que enfrentará o pior time na rodada derradeira. Pesa contra si o fato de ter uma vitória a menos que seus concorrentes diretos.
Seguindo-se a lógica, se é que ela existe, Bahia e Poções marcarão 6 pontos cada, Camaçari 3 (contra o Juazeiro) e Fluminense 1 (contra o Ipitanga). Em assim sendo, Colo Colo terminaria em 1°, o Bahia em 2° (21), o Fluminense em 3° (20) e o Poções em 4° (19). Sobrariam Camaçari (17) e Catuense (16). Caso termine assim, o Esquadrão terá pela frente o mesmo tricolor de Feira, porém jogando pela vantagem, e com a partida final na Fonte Nova. O vencedor deste jogo enfrentaria ou Colo Colo ou o Poções, por uma vaga na final do turno. Mas isso são só conjecturas…
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Baiano 2006
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.