No topo da mídia desde que marcou um pênalti duvidoso cometido em Danilo, do Corinthians, no último dia 18 de agosto, o árbitro carioca Péricles Bassols Cortez volta a Salvador para comandar a partida entre Bahia e Portuguesa, pela Copa Sul-Americana, nesta quarta, ás 21h50.
O pênalti (veja vídeo abaixo) foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo e deu o triunfo paulista sobre o Coritiba, no Pacaembú. “Entendo que isso foi uma vergonha para o futebol brasileiro. A minha expectativa é que a CBF ponha esse cara na geladeira e ele nunca mais apite um jogo do Coritiba, disse Vilson de Andrade, presidente do Coxa.
O analista de arbitragem da SporTV, Leonardo Gaciba, comentou o lance:
Analisando a jogada detalhadamente, as situações para uma disputa de espaço estão todas presentes. A bola está em disputa e há o contato ombro a ombro dos atletas. Um detalhe me chamou atenção no lance em especial: Danilo, após disputar o espaço com o defensor prossegue disputando a bola com os pés após sua queda. Normalmente (não é regra) jogadores que sofrem falta desistem da disputa posterior ao lance pois, mesmo que de forma inconsciente, sabem que o que ocorre após uma falta não tem mais a menor importância.
A posição dos braços após o tranco são naturais de quem exerce uma disputa de força contra um anteparo qualquer. Para mim, o que ocasiona a queda de Danilo é o posicionamento firme de corpo Lucas Claro que já tinha uma posição definida quando Danilo lhe tranca (legalmente também). No apito, deixaria o jogo prosseguir normalmente.
Ano passado ,Bassols apitou o jogo de volta entre Grêmio e Bahia no Olímpico e foi chutado por Zé Roberto após expulsar Hélder no final do segundo tempo. Esse ano, ele já esteve na Fonte Nova na derrota ante o Corinthians, por 2 a 0, no mês de julho. Os auxiliares serão Rodrigo Joia e Rodrigo Correa.
Leia Também
Exército tricolor convocado! Vá à Fonte!
Zé Roberto é flagrado tentando agredir o árbitro
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.