Apesar de comemorar sua quarta vitória consecutiva nas rodadas finais – contra Atlético-GO, Guarani, Ponte Preta e Vila Nova -, o Bahia não conseguiu igualar em 2009 a campanha realizada no Campeonto Brasileiro da Série B de 2008, quando foi o 10º colocado, com 52 pontos, um a mais que na atual temporada.
A única evolução apresentada pela equipe foi na relação entre gols marcados e sofridos – 52 a 53 em 2009, perfazendo o saldo de um gol negativo. Em 2008, o ataque marcou apenas 47 vezes, enquanto a defesa sofreu 65 tentos, perfazendo um saldo negativo de 18.
A diferença é que no ano passado a equipe foi obrigada – por causa da interdição da Fonte Nova – a mandar seus jogos no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, a 110km de Salvador. Já este ano, o clube contou com a ajuda do Governo do Estado, que investiu R$ 55 milhões na reforma e ampliação do estádio Governador Roberto Santos, o Pituaçu.
Nem por isso a campanha em casa foi superior: tanto em 2008 quanto em 2009 o Bahia obteve nove triunfos em casa, mas em Feira de Santana foram sete empates e apenas três derrotas, contra seis empates e quatro derrotas no Pituaçu.
Em ambas as temporadas, uma coincidência que reflete bem a instabilidade do clube: o time foi comandado por quatro treinadores tanto em 2008 (Paulo Comelli, Artuzinho, Roberto Cavalo e Ferndinando Teixeira) quanto em 2009 (Alexandre Gallo, Paulo Comelli, Sérgio Guedes e Paulo Bonamigo).
Uol Esportes
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.