A Assembleia Geral do Esporte Clube Bahia marcada para iniciar em primeira convocação às 8 horas deste domingo encerrou exatamente às 14h46 com poucas intercorrências.
Em clima familiar e com direito a visitas ao gramado da Fonte Nova, parquinho para crianças, apreciação das taças dos Campeonatos Brasileiros de 59 e 88 e do Campeonato Baiano de 2015, o “Dia de Bahia” como apelidou a área de marketing, se esforçou para satisfazer o torcedor tricolor.
Entretanto, via Twitter, sócios reclamaram de desorganização, principalmente quanto às grandes filas e demora para votar. “Eu desisti de votar. Uma hora e meia na fila, com muita gente furando fila”, postou Vitor Jones. “Uma vergonha”, completou Alberto Luiz Queiroz.
Antes de abrir as urnas, o presidente Marcelo SantAna compôs a mesa juntamente com Vitor Ferraz (Gerente Jurídico), Augesir José de Carvalho Filho (Conselho Fiscal), Henrique de la Torre (Conselho Deliberativo) e Jorge Maia (Sócio Benemérito). Foram disponibilizados microfones para debates, dúvidas e questionamentos do público ao presidente.
Enquanto isso, a TVBahea utilizou o Youtube para transmitir a reunião. Segundo a plataforma de vídeos, cerca de 100 torcedores em média, assistiram. No início, movimentando-se entre torcedores e mesa, a TV passou a ficar estática e monótona perdendo audiência aos poucos.
Em grandes períodos, a imagem fixava-se na mesa e o áudio desaparecia e em outros o hino do clube ficava em loop indefinido. Uns torcedores reclamavam e outros elogiavam a transmissão através do chat online.
O vice-presidente do clube, Pedro Henriques, valorizou a reunião e pregou paz entre situação e oposição. “Essa assembleia é o fechamento do ciclo de democratização. É mais uma festa da democracia tricolor e ao mesmo tempo um cumprimento das normas do clube.”
“Divergências com grupos da oposição sempre vão acontecer, e isso é muito bom. Qualquer torcedor, sendo conselheiro ou não, tem direito de opinar e criticar da maneira sadia”, afirmou.
APROVAÇÃO
No fim, a Diretoria Executiva do clube conseguiu aprovação de todas as questões lançadas aos sócios do Esquadrão. Todos os quesitos tiveram mais de 90% a favor, com exceção da prestação de contas de 2013, que ficou com 88,9% após 707 votos.
Na véspera, o grupo de oposição “Nova Ordem Tricolor” já havia se mostrado a favor da aprovação em seu site oficial do Facebook.
“A Nova Ordem Tricolor vem a público esclarecer que, na Assembleia Geral do próximo domingo, apóia o “Voto Sim” às mudanças no Estatuto propostas pela Diretoria Executiva”, postaram.
“Além disso, a Nova Ordem Tricolor reafirma seu compromisso com a ampliação da democracia tricolor, se colocando a favor da regulamentação do voto online, facilitando assim a participação dos associados do clube que residem longe de Salvador”, escreveram.
O resultado foi divulgado ao vivo, pela TVBahea. Além disso, as redes sociais do clube acompanharam os resultados e publicaram em microblogs.
* Parecer do Conselho Fiscal sobre a prestação de contas de 2014, após 700 votos, 669 votaram pela aprovação, 25 “não”, 2 nulos e 4 brancos. No fim, 95,5% de aprovação.
* Parecer do Conselho Fiscal sobre a prestação de contas de 2013, após 707 votos, 629 votaram pela aprovação, 67 “não”, 6 nulos e 5 brancos. No fim, 88,9% de aprovação.
* Adequação dos artigos do Estatuto, com 704 votos, 690 votaram pela aprovação, 11 “não”, 2 nulos e 1 branco. No fim, 98% de aprovação
* Votação online, após 697 votos, 639 votaram pela aprovação, 54 “não”, 4 nulos e nenhum branco. No fim, 91,6% de aprovação.
Pendências sanadas e com o resultado das urnas, o clube espera lançar o novo programa de sócios até a segunda semana de julho.
“A quantidade de torcedores presentes para debater, questionar e votar só prova o quanto o modelo de democracia é correto. Era uma demanda que estava reprimida. Esta assembleia foi um espaço para quem quer viver o Bahia de verdade, e não apenas assistir pela TV. Estou bem satisfeito”, disse o presidente Marcelo SantAna.
Com o fim da Assembleia, as urnas foram lacradas novamente e encaminhadas à sede administrativa do clube, no Fazendão. Elas ficarão disponíveis para uma possível recontagem, caso seja necessário.
Leia Também
Tietado na AG, Railan fala: “Ainda não estou 100%”
Assembleia decide futuro “digital” do clube; Veja!
Clube emite informe com detalhes e lista de aptos
Clube explica como será a votação deste domingo
Edital é publicado e Assembleia será dia 28
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.