Na noite desta terça-feira, o assessor especial da presidência do Bahia, Sidônio Palmeira, concedeu entrevista de pouco mais de 1 hora na rádio Itapoan FM. Representando o presidente Fernando Schmidt, Palmeira comentou sobre todos os principais pontos que circundam o clube, dentre eles o possível afastamento de atletas, renovação de contratos, pendências administrativas, futuro do novo centro de treinamentos e outras fatos polêmicos.
No clube há pouco mais de 40 dias, Sidônio fez questão de declarar que o tempo não foi suficiente para que a casa fosse totalmente organizada. Além disso, o assessor disse que não existem manobras políticas dentro do Fazendão e que a equipe que compõe a diretoria é uma das que mais trabalha no país.
Leia todos os detalhes da entrevista:
SOUZA E OUTROS
O jogador tem contrato até dezembro de 2014. A lei Pelé deixa claro isso. Se fôssemos fazer uma rescisão teríamos que pagar o contrato até lá. Ele trabalha no clube e deve ser utilizado, caso o técnico ache importante. Não tenho dúvida que ele pode ainda ajudar o clube, é só o técnico escalar.
Jogador é momento. Ele pode ter mais habilidade ou não, depende do momento de cada um. O elenco está unido, todos estão participando, chegando no horário e dispostos a tirar o Bahia do momento em que ele está vivendo.
A gente tem uma quantidade de jogadores que estão no clube e não estão jogando. Na lei Pelé diz que mesmo que os jogadores não estejam jogando, tem que receber os valores até acabar o contrato.
SUL-AMERICANA
Claro que vamos poupar alguns jogadores. Temos total clareza que a prioridade é o Campeonato Brasileiro. Contra o Nacional, mesmo tendo um time misto, vamos jogar para tentar vencer e passar pela Sul-Americana.
TORCIDAS ORGANIZADAS
A gente deu um freio geral. Cortamos os ingressos. Não temos condições de diferenciarmos os torcedores. Podemos ver outras formas de ajudar, não com ingresso. O ingresso tem que ser igual para todos. Retiramos e não vamos voltar em relação a isso.
SITUAÇÃO FINANCEIRA E SALÁRIOS
A situação era muito complicada. Poderíamos até parar no segundo semestre. Tivemos que enxugar. Precisávamos de dinheiro para pagar a folha. Quero até esclarecer que a folha está em dia. O pagamento é feito todo dia 25 do mês subsequente. E vamos continuar pagando em dia. Pagamento é sagrado.
Não tomamos dinheiro emprestado. O que aconteceu foi que antecipamos receitas deste ano e também recebemos dinheiro dos sócios. Temos 12.500 sócios pagando em dia. Isso melhorou. Também temos ampliado o número de torcedores no estádio com os descontos que conseguimos. O sócio hoje paga 50% no ingresso e terá ainda muito mais outras vantagens.
GRUPO QUE ATUA NO CLUBE
Não é um grupo. A nossa compreensão em relação ao Esporte Clube Bahia é que todo mundo é torcedor. O que queremos é um clube que tenha democracia, transparência com o torcedor e que organize o clube. Essa é a compreensão geral. Todo mundo que concorda com isso está com a gente.
NOVO CENTRO DE TREINAMENTO
Vamos analisar o Fazendão. O custo do Fazendão foi orçado em 14 milhões e o CT foi colocado que custava 18 milhões. Foi divulgado que seria uma troca direta, mas não é. Veja que tem uma diferença de 4 milhões que hoje já vale 6 milhões. O que temos que fazer? Temos que analisar quanto vale realmente o Fazendão e qual o valor da obra. Se bater, ok. Se não, vamos questionar. Essa é a obrigação que temos com o torcedor do Esporte Clube Bahia. Dentro de 15 ou 30 dias teremos esse levantamento.
MARCELO GUIMARÃES FILHO E PROCESSO
A auditoria continua, vamos ver o resultado disso. Não quero aqui falar do passado. Vim aqui falar sobre o presente e o futuro. Estamos trabalhando e muito para organizar as coisas do Esporte Clube Bahia.
RENOVAÇÕES
“Renovamos com Feijão até 2018. O contrato prevê uma multa de rescisão de 10 milhões de euros. Renovamos com Ítalo Melo até 2018. Renovamos com Talisca até 2017. Talisca tinha um fato interessante. Ele valia 140%. Se juntássemos todos os donos, um tinha 40%, outro tinha 40%, outro tinha 20% e o Bahia tinha mais 40%. O que trabalhamos e achamos correto? O Bahia fica com 50% e os demais empresários dividem o restante. Renovamos Hélder por mais dois anos também.
PREMIAÇÕES ATRASADAS
Os bichos estão atrasados. Estamos tentando pagar isso. No inicio do próximo mês pagaremos. Isso está conversado com os jogadores. eles têm confiança na diretoria. Vamos saldar os bichos que já vinham sendo atrasados a algum tempo.
CAMPANHA DE SÓCIOS
Vamos lançar uma grande campanha de associação ao Esporte Clube Bahia. Pretendemos chegar aos 25 mil sócios ate o fim do ano. No ano que vem vamos trabalhar para dobrar esse número. Hoje o Bahia é um dos times que tem mais sócios no Brasil. Ainda perde para Grêmio e Internacional, mas até 2014 vai ser um dos times com maior numero de sócios. Pretendemos ter o mesmo numero de sócios das cadeiras da Fonte Nova.
SALAS ALUGADAS EM NOME DE RUY ACCIOLY
O Bahia tem que pagar qualquer sala que esteja em nome do Esporte Clube Bahia. A sala não está no nome do Esporte Clube Bahia e sim no nome de Ruy Accioly. Vamos colocar na justiça. Não vamos aceitar, até porque a sala está num preço superior à de mercado. Está no valor de 8 mil Reais.
CONTRATAÇÕES
Não prometemos contratar nenhum jogador desses que foram divulgados. Não foi verdade. Não saiu de minha boca, nem de Valton, nem de Schmidt que contrataríamos determinado jogador. Eu gostaria de ve, provem que falamos isso. Isso não é verdade. Quando Schmidt assumiu, faltava apenas 10 dias para contratar jogadores. Onde acharíamos jogador? Todos estão jogando em outros times da primeira divisão.
A preocupação deveria ser com a diretoria anterior que montou um time mambembe. Não deixei não. Não tivemos tempo hábil com campeonato andando. O Vitória foi outro caso. Eles estavam desde antes fazendo contatos. Não se contrata jogador de uma hora para outra. Estamos sendo cobrados por um mês e meio. Assumimos e colocamos claramente que o Bahia não tem dinheiro. O Bahia estava com três meses de salários atrasados e bichos também.
FEITOS DA ATUAL DIRETORIA
Fizemos muito. O Bahia paga em dia, diferente do que foi colocado. Procuramos unificar o grupo, que é limitado. Apostamos nisso. Fizemos essa opção, pois não podíamos desestabilizar. Estamos investindo. Não só pagamos em dia, como pagaremos os bichos. Estávamos com alimentação atrasada, com a empresa que faz o corte da grama atrasada, divisões de base com problemas. Estamos nos preparando para construir um bom time para o ano que vem. Não sou milagreiro, não posso fazer milagre para este ano. Estou aqui e não ganho nada por isso. Estamos matando um leão a cada dia para segurar e manter esse clube firme.
Essa diretoria não é só eu. Tem eu, tem Nelson, Valton, Reub, Pablo, Vitor, todos apoiando isso, sob o comando de Schmidt. Poucas diretorias nesse país estão trabalhado como estamos trabalhando e tudo na transparência. Tudo o torcedor ficará sabendo. Jogadores, CT, tudo. É nosso compromisso. Agora, dê um tempo para isso. Cobrar em 40 dias que resolva tudo não dá.
TIME ATUAL E RISCO DE QUEDA PARA A SÉRIE B
O time que está aí não foi nós que montamos. Resolvemos pagar em dia, manter a unidade para não cair esse ano. Vamos unir o torcedor, a diretoria e os jogadores e acho que não vamos cair. Precisamos de unidade para manter o clube. Temos todas as condições para não cair. Acreditamos nisso. Tenho segurança. Confiamos neste grupo que está aí, na raça, na disposição.
Precisamos da unidade de todos. Torcedor, diretoria e jogadores. Todos unidos para mantermos o Bahia na primeira divisão e fazer um grande equipe para o ano que vem.
MIGUEL KERTZMAN E DIVISÕES DE BASE
Ele está responsável pela parte administrativa da base. É o cargo que Thiago Cintra ocupava, mais ou menos isso. O salário dele é metade do anterior. Ele está tomando providências lá, reformando a hotelaria, enxugando elenco. Repito. Faça análise disso depois.
POLÍTICA
Nós somos contra política partidária no Esporte Clube Bahia. Colocamos isso no estatuto. Não aceitamos que presidente, vice-presidente, ou diretor possa ser candidato a qualquer cargo eletivo. Somos contra nisso. Demos um basta. Essa história não cola. É ilusão que está sendo colocada para o torcedor. Somos profissionais. Quero que prove se tem político no clube.
TRANSCONS
Temos de 15 a 20 milhões a receber. Esse valor vai ser muito importante. Logo que for passado esse valor, vai ajudar muito o clube.
Leia Também
Schmidt cede entrevista e conta que processará MGF
MGF rebate Schmidt e diz que pretende retornar
Em entrevista gigante, deposto tenta se explicar
Sidônio critica quem tenta desfocar movimento
Bahia da Torcida usa mídias e alcança público
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.