é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Auto-estima ainda não está plenamente recuperada

Notícia
Historico
Publicada em 4 de junho de 2004 às 09:47 por Da Redação

O baixo rendimento do Bahia contra o Vila Nova não chega a ser sinal de apreensão. Pelo menos para Antônio Presídio, que começou a trabalhar no clube à época do técnico Lula Pereira, foi ignorado por Edinho Nazareth e requisitado novamente por Vadão. Acompanha treinos e jogos, até almoça com o grupo. Tudo isso para traçar o quadro psicológico dos atletas.

Segundo o profissional, não há razão para a torcida temer o descompasso do ano passado. A queda de produção na terça-feira foi em virtude do gol sofrido em casa, no momento em que jogava melhor. Nada além, explicou ontem.

O baque foi normal, conta. “O importante é que os jogadores, a maioria jovens, mostraram o lado bom do estado psicológico. Acreditaram sempre na superação do placar negativo e terminaram vencendo”, disse. A prova de que a corrente estava firme, acrescentou, foi o tento da virada assinalado nos acréscimos do 2º tempo. “Foi a evidência de que eles jamais se abateram”.

Presídio estimou, entretanto, ainda faltar muito para o Bahia recuperar de vez a auto-estima. “Foi muito trauma acumulado em 2003. Tanto que jogadores mais antigos contagiaram os novatos. Mas essa fase está passando”.

Para arejar o astral do time, ele lança mão de instrumentos motivacionais: filmes, palestras, conversas, eventos de confraternização. Tudo, enfim, que transmita espírito de confiança e coletividade. “A máxima é que o atleta acredite em si. Que não pode apenas se livrar da bola temendo a torcida. Alguns são mais sensíveis e demandam mais cuidados” esclareceu, lembrando a ética para não citar nomes.

JAIR
Individualmente, o psicólogo vai empenhar-se também para confortar o volante Jair, que na segunda-feira submete-se a uma segunda cirurgia no joelho direito. O direcionamento do trabalho é outro, mas não menos importante.

A Tarde (Adaptado)

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes