Se o adversário venceu o encontro do primeiro turno em pleno Pituaço lotado, por 1 a 0, no dia 29 de junho –isso, graças a um pênalti questionável e com o goleiro tendo sido eleito o melhor da rodada–, por outro lado o Bahia despachou o Corinthians nas últimas duas vezes em que esteve no Pacaembu, palco do jogo deste domingo, às 16 horas, pela 26ª rodada do Brasileirão.
O Tricolor, aliás, não perde para o “Timão” em São Paulo desde 1993, há 18 temporadas.
Na mais recente partida lá, deu 1 a 0, quando o alvinegro paulista arrotava invencibilidade na Série B de 2008 e era dirigido por Mano Menezes, hoje à frente da Seleção Brasileira rumo à Copa do Mundo de 2014. Lulinha, atualmente no Fazendão, participou pelo lado rival.
Naquela tarde, 19 de julho, pela 12ª rodada, o goleiro Felipe –revelado em Canabrava– andou falando demais na véspera, chegou a declarar “ódio” ao Esquadrão e terminou engolindo um frango do meia Elias, logo aos 9min de bola rolando: 1 a 0, diante de 33.205 pagantes:
BAÊA – Darci, Marcone, Padovani e Rogério; Fábio (Diogo), Luciano Totó, Rafael (Douglas), Elias e Adilson; Jones (Paulo Roberto) e Galvão. Técnico: Arturzinho.
CURINTIA – Felipe, Dênis, Willian, Fábio Ferreira e André Santos; Fabinho (Careca), Eduardo Ramos (Wellington Saci), Elias e Lulinha (Douglas); Herrera e Acosta. Técnico: Mano Menezes
Antes, exatamente no último duelo pela Série A, dia 30 de novembro de 2003, o Tricolor ganhou de virada, pelo placar de 2 a 1, com tentos de Didi e Preto. Relembre os times (Fabinho, agora aqui, também defendia o oponente) e veja os gols aqui:
BAÊA: Emerson, Paulinho (Luís Alberto), Marcelo Souza, Valdomiro e Chiquinho; Neto, Otacílio, Preto, Elias (Cícero) e Danilo (Ramos); Didi. Técnico: Edinho Nazareth.
CURINTIA: Doni, Rogério, Anderson, Marquinhos e Moreno; Fabinho, Vampeta e Renato (Robert); Jamelli (Cocito), Gil (Bobô) e Wilson. Técnico: Juninho Fonseca.
Fica, portanto, mais uma convocação em massa para a Nação voltar a brilhar nos jogos na cidade –como na final da Copa São Paulo de Juniores, momento em que encheu a arena com o Flamengo (confira imagem ao lado). Até o final da tarde desta sexta-feira, já tinham sido vendidos 16 mil ingressos.
Além do Parque São Jorge, o torcedor do Bahia pode comprar a sua entrada nas bilheterias localizadas no Tobogã Ímpar do estádio do Pacaembu, que funcionam das 10h às 17h. O valor é R$ 30 (inteira) e o acesso será pelo portão 22. Fique ligado:
Até o encontro de junho, em Salvador, o Corinthians não saía vencedor em embates pela elite desde 1997. Aquela partida, aliás teve um golaço de falta de “Cabo” Lima e era a única em que o Bahia havia perdido ao longo dos últimos dez duelos de primeira divisão.
Ao todo, foram realizados 36 confrontos, o primeiro em 1968, segundo dados do site de estatísticas esportivas Futpédia. O Tricolor ganhou 10, empatou outros 10 e tropeçou 16 vezes.
Na edição de 1988, a do bicampeonato azul, vermelho e branco, os 2 a 0 na Fonte Nova ficaram marcados pelo gol no último minuto do atacante Charles, que virou o “Anjo 45”, aproveitando sucesso homônimo na época na voz de Jorge Ben Jor. Pereira, de falta, havia aberto o placar.
Porém, os mais importantes duelos ocorreram pela semifinal do Brasileiro de 1990, o primeiro conquistado pelo adversário. Após levar 2 a 1 em SP, o Bahia –então comandado por Candinho e com vários remanescentes de 88– não passou de um 0 a 0 em Salvador.
IDA
VOLTA
MELHORES MOMENTOS DOS DOIS JOGOS
BBMP!
Leia Também
Nação já pode comprar ingresso rumo ao Pacaembu
Veja fotos da Nação na decisão da Copa SP
Veja em fotos a festa da Nação Tricolor no Canindé
Veja em fotos a crônica do Esquadrão em Campinas
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.