Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
O ano de 2023 foi marcado por uma enorme novidade para o Bahia. A chegada do Grupo City modificou completamente o extracampo tricolor, gerando contratações com valores jamais vistos anteriormente, mudanças na estrutura administrativa e no aumento da credibilidade no mercado.
Dentro de campo, especificamente, os resultados, no entanto, ficaram aquém das expectativas que foram geradas com a criação da SAF.
Em 2023, o Bahia jogou exatamente 67 partidas oficiais, entre Baiano, Nordestão, Copa do Brasil e Brasileirão e teve um ano de 48% de aproveitamento dos pontos disputados.
Foram 27 triunfos, com 16 empates e 24 derrotas em 2023.
A equipe tricolor marcou 93 gols, uma média de 1,39 gol por jogo.
No entanto, o problema ficou por causa do fator defensivo. Foram 85 gols sofridos, o que dá uma média de 1,27 gol sofrido por jogo.
Somando todas as competições, o Tricolor sofreu gol em 75% dos jogos. E marcou gol em 69% das partidas.
A maior série invicta do ano aconteceu entre março e abril, com seis jogos sem perder (quatro trunfos e dois empates).
Já a pior sequência de resultados ocorreu entre maio e junho, com oito partidas sem vencer (cinco empates e três derrotas).
Campeonato Baiano
Dominante do início ao fim, o Tricolor de Aço foi o campeão da edição de 2023 do Baianão, chegando inclusive a ter usado a equipe sub-20 em duas rodadas na fase de classificação.
Copa do Nordeste
Ainda no primeiro trimestre, houve o vexame da eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste, com direito a derrotas por 3 a 0 para o Fortaleza, em casa, e por 6 a 0 para o Sport, em Recife.
O Bahia chegou na última rodada com chances matemáticas, porém remotas, e fez uma atuação vexatória contra o lanterna Fluminense do Piauí.
Copa do Brasil
Na competição de mata-mata, o Esquadrão conseguiu eliminar quatro equipes (Jacuipense, Camboriú, Volta Redonda e Santos) e parou nas quartas de final, caindo para o Grêmio nos pênaltis.
Brasileirão
Na principal competição do ano, o Bahia teve resultados que se assemelham justamente com as últimas edições que disputou, se livrando da queda nos últimos minutos.
O Bahia registrou 12 triunfos, oito empates e 18 derrotas. Foi o suficiente para ficar fora do Z-4, em 16º lugar, com 44 pontos.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.