O Bahia atingiu uma marca impressionante e exaustiva na temporada de 2025: o clube foi o único do planeta a entrar em campo 80 vezes em um único ano.
Esse volume de partidas coloca o Esquadrão no topo de um ranking mundial de desgaste, superando potências europeias e outros gigantes brasileiros que também convivem com calendários apertados tendo disputado inúmeras competições internacionais na temporada, como foi o caso do Flamengo.
A maratona foi fruto do sucesso do Tricolor de Aço na maioria das frentes que disputou. Ao chegar nas fases finais do Baianão e da Copa do Nordeste, além de avançar às quartas Copa do Brasil e disputar as 38 rodadas do Brasileirão e a fase de grupos da Libertadores, o elenco comandado por Rogério Ceni foi levado ao limite físico no fim do ano.
Por ter começado na Pré-Libertadores, o Esquadrão disputou dez partidas na Libertadores, o que equivale a uma campanha de quartas de finais de times que começaram diretamente na fase de grupos.
Leia mais: CEO do Bahia faz balanço positivo do futebol em 2025 e exalta base e time feminino
Bahia na liderança do ranking de jogos oficiais em 2025
O uso de 58 jogadores ao longo do ano, como mostrado nas estatísticas da temporada, não foi apenas uma escolha tática, mas uma necessidade para suportar a carga de jogos.
Jogadores como Luciano Juba, Cauly, Everton Ribeiro, Willian José e Jean Lucas, que estiveram presentes em mais de 60 partidas, foram os líderes nessa estatística
A logística de viagens, muitas vezes utilizando voos fretados pelo Grupo City, foi outro fator determinante para que o time não sucumbisse ao cansaço.
A lista dos 20 times com mais jogos em 2025:
- 1. Bahia: 80 jogos
- 2. Fluminense: 79 jogos
- 3. Flamengo: 78 jogos
- 4. Palmeiras: 76 jogos
- 5. Corinthians: 74 jogos
- 6. Atlético Mineiro: 73 jogos
- 7. Atlético Nacional: 72 jogos
- 8. América de Cali: 71 jogos
- 9. Vasco da Gama: 71 jogos
- 10. Botafogo: 70 jogos
- 11. Paris Saint-Germain: 67 jogos
- 12. Real Madrid: 67 jogos
- 13. Vitória: 67 jogos
- 14. São Paulo: 66 jogos
- 15. Benfica: 65 jogos
- 16. Fortaleza: 65 jogos
- 17. Once Caldas: 65 jogos
- 18. Independiente Medellín: 64 jogos
- 19. Grêmio: 63 jogos
- 20. Internacional: 62 jogos
Comparação entre calendário europeu e nacional
Para se ter uma ideia da magnitude desse número, os principais clubes da Europa, como Manchester City ou Real Madrid, dificilmente ultrapassam a marca de 65 jogos, mesmo chegando a todas as finais possíveis.
No Brasil, clubes como Flamengo e Palmeiras costumam flutuar entre 72 e 75 partidas. O Bahia, ao atingir os 80 confrontos, estabeleceu um novo parâmetro de exigência.
Para 2026, a expectativa é que o calendário siga pesado, mas com um número reduzido de jogos em razão da diminuição de datas do Baianão e, principalmente, pelo fato de o Bahia estar fora da Copa do Nordeste em razão de regra da CBF que proíbe equipes de torneios internacionais jogarem competições regionais simultaneamente.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.