Um jejum que dura sete anos. Desde o dia 14 de junho de 2001, quando venceu o Juazeiro no Estádio Adauto Moraes, o Bahia não sente o gosto de comemorar um Campeonato Baiano, e vive sua pior crise de títulos em 78 anos de história.
Maior detentor de campeonatos estaduais (43), o Tricolor de Aço quer mudar em 2009 a história recente do futebol baiano. Para isto, a nova diretoria, encabeçada pelo presidente Marcelo Guimarães Filho, trouxe para comandar o futebol do clube o ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro, que conquistou 12 títulos estaduais em 20 anos, e que promete devolver os momentos de glórias para o Esquadrão.
“O Bahia terá time para ser campeão baiano. Em três anos, vou deixar uma estrutura tão forte no Bahia que será para sempre. Será outro clube. Vamos planejar o estádio e estabelecer um mínimo anual de jogadores revelados e que possam entrar no time de cima”, declarou o agora “Tricolor” Paulo Carneiro, que não promete um super-time à curto prazo. “A hora não é de fazer apostas. A prioridade é por operários qualificados”.
E os primeiros refoços anunciados pelo clube refletem o pensamento da diretoria. Os goleiros Marcelo, Fernando e Ismael, o lateral Patrício, os zagueiros Rogério Corrêa e Nen, os volantes Thiago Carpini e Leandro Makelele, o meia Silas e os atacantes Jael e Rafael Silva ainda não tiveram grandes destaques no cenário nacional, e chegam ao Fazendão com o objetivo de levantar a taça estadual e levar o time novamente à elite do futebol brasileiro.
O novo elenco do Bahia será comandado pelo emergente treinador Alexandre Gallo, que indicou a maioria dos jogadores para o Tricolor. “O atleta não pode bater no peito e dizer que é jogador de time grande e pensar como jogador de time pequeno. No Bahia, será diferente”, discursou o técnico, que vetou contratações de jogadores experientes como o meia Ramon e atacante Marcelo Ramos. “Neste primeiro momento, precisando de um time mais veloz”, justificou.
A estréia do Bahia no Campeonato Baiano será contra o Itabuna, dia 18 de janeiro, no Estádio Luiz Viana Filho. O tão esperado reencontro do Tricolor com sua torcida poderá acontecer três dias depois, contra o Madre de Deus, no recém-reformado Estádio de Pituaçu.
Portal Futebol Baiano
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.