Há 83 anos, o Esporte Clube Bahia era fundado por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e da Associação Atlética da Bahia, que haviam desativado seus departamentos de futebol. De lá até os dias atuais, o Tricolor se tornou o maior time do Nordeste brasileiro, bicampeão nacional e dono da torcida mais fanática do país.
Foi campeão dos primeiros campeonatos que disputou e recebeu o apelido de “Nascido para vencer”. Em 1959, diante do Santos de Pelé, conquistou a sua primeira estrela no Maracanã e virou o primeiro representante do Brasil na Taça Libertadores da América.
Nos anos 1970, chegou a ser heptacampeão estadual. Em 1988, faturou o segundo Brasileirão de sua história. Também já faturou seis títulos regionais e 44 baianos, sendo um dos recordistas no Brasil.
Mas nem só de alegrias foi construída a história tricolor. Em 2007, no último jogo da antiga Fonte Nova, sete irmãos tricolores não resistiram a um acidente e morreram na maior tragédia do futebol baiano.
Em 2010, quando retornou à elite do futebol, recebeu a honraria de “Torcida de Ouro” por parte da CBF.
Neste ano, realizou a sua primeira eleição democrática, com voto direto e participação de milhares de sócios, graças a uma intervenção judicial contra a antiga diretoria, afastada por irregularidades no pleito de 2011.
Agora, possui o estatuto mais revolucionário do país, com remuneração para o presidente e aplicação da Lei da Ficha Limpa, entre outras medidas inovadoras. Com o início de 2014, o Bahia inicia o ano com a expectativa de um ano muito diferente de 2013.
O Bahia foi fundado em 1º de janeiro de 1931 e, 83 anos depois, foi verdadeiramente refundado. Estamos diante de uma refundação do clube, que começou com a intervenção e se consolidou com as eleições. Em 2014, teremos alegrias também dentro de campo, afirma o presidente Fernand Schmidt.
Esporte Clube Bahia (Adaptado)
Leia Também
Segunda parte da retrospectiva relembra agonia
Restrospectiva traz fatos marcantes do ano de 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.