Jogando bem praticamente do início ao fim, o Bahia dominou o Botafogo neste domingo, no estádio de Pituaçu, pela 27ª rodada do Brasileirão. Time de melhor campanha no segundo turno do campeonato (cinco triunfos, dois empates e uma derrota), o Tricolor venceu por 2 a 0 -com gols do ex-alvinegro Fahel e de Hélder, já nos minutos finais- e recuperou fôlego na briga contra o rebaixamento após levar 3 a 1 do Inter, há uma semana, ao abrir sete pontos da zona de rebaixamento e agora pular para a 12ª posição. O adversário perdeu uma invencibilidade de seis partidas na competição e vê os times que ocupam o G-4 ainda mais distantes.
Mesmo sem o artilheiro Souza, novamente machucado, o Bahia começou com mais força de ataque, mas o Botafogo deu resposta com dois sustos no goleiro Marcelo Lomba. Tudo isso antes dos 10min. Pressionado pelas vaias da torcida da casa por causa de seu passado no Vitória, Elkeson era a principal opção de ataque do alvinegro. O Bahia, no entanto, conseguiu se organizar na defesa e voltou a marcar presença ofensiva.
Aos 18min, Fahel superou marcação de Fábio Ferreira e cabeceou sem chances para Jefferson. Após escanteio na medida, batido por Neto, o Bahia abriu 1 a 0. O Botafogo teve a sua chance para empatar, também após escanteio. Aos 29min, o Glorioso perdeu oportunidade em confusão na área do Tricolor Baiano. Elkeson não conseguiu finalizar. Um minuto depois, Andrezinho invadiu a área adversária, mas errou o chute.
A primeira etapa seguiu com o Bahia no ataque e em velocidade, mas sem força para conseguir finalizar. O Botafogo cresceu nos minutos finais. Andrezinho tentou cruzamento, mas ninguém completou. Lodeiro também tentou, mas errou cabeçada.
Em desvantagem, o Botafogo voltou do intervalo com a proposta de atacar. Desorganizado, o time alvinegro encontrou pouco espaço. Abertos, os visitantes davam espaços para contra-ataques do Bahia. Jefferson teve trabalho em chutes de longa distância. Aos 15min, o Bahia encaixou boa jogada. Lulinha ajeitou para Gabriel, sozinho, que não acertou o alvo.
Dominado, o Botafogo tentou mudar o jogo com as entradas de Vitor Junior e Rafael Marques. Nos últimos 15min de partida, o Bahia passou a esperar o adversário para levar perigo nos contra-ataques. Aos 35min, Kleberson tentou por cobertura para bela defesa de Jefferson. Cinco minutos depois, o time da casa confirmou o triunfo com Hélder. Ele driblou o goleiro alvinegro e tocou para o gol vazio para marcar 2 a 0 e garantir mais três pontos no Brasileiro.
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2012
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.