A sucessão de administrações desastrosas, capitaneadas oficialmente por Marcelo Guimarães e Petrônio Barradas, aconselhados de perto por Paulo Maracajá, Rui Acioly e cia, acabou conferindo ao Bahia um recorde nada admirável. Nenhum outro Campeão Brasileiro passou tantos anos consecutivos fora da elite nacional como o Esquadrão, que levantou o título em 1988.
O Tricolor está há seis anos longe da primeira divisão nacional. Foi rebaixado para a Série B em 2003 e não conseguiu retornar até hoje. Ao contrário de outros campeões nacionais que caíram, assimilaram o baque e voltaram logo em seguida, como Palmeias, Corinthians, Atlético/MG, Grêmio, Botafogo e Coritiba, o Bahia vai se “eternizando” no subsolo do futebol brasileiro, graças ao antiprofissionalismo e incompetência de seus “gestores”.
Até o primeiro rebaixamento, em 1997, o Tricolor jamais tinha ficado fora de uma edição principal do Campeonato Nacional, criado em 1971. Antes da atual “temporada” longe da elite, o Bahia já tinha disputado a Série B em 1998 e 1999. Só retornou à primeira em 2000 graças a uma manobra política da CBF, para voltar a cair, três anos depois.
Quem vive calvário semelhante é o Guarani, campeão de 1978, e que não disputa a elite desde 2004 – cinco anos. Depois de perambular pela Série C, a exemplo do Bahia, o bugre porém parece ter se acertado e caminha firme para voltar à primeirona este ano – está no G4 desde o início da segundona 2009, enquanto o Tricolor flerta com a zona de rebaixamento.
O recorde anterior de um campeão afastado do Brasileirão era do Sport, vencedor da competição em 1987, e que ficou cinco anos fora, de 2002 a 2006. O rubro-negro voltou em 2007 e lá está até hoje. Atualmente, além de Bahia e Guarani, o outro campeão brasileiro fora da primeirona é o Vasco, detentor dos títulos de 1974, 1989, 1997 e 2000.
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.