é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia e vice-líder divergem sobre torcida única

Notícia
Historico
Publicada em 2 de abril de 2012 às 15:55 por Da Redação

Nem fora de campo o Bahia e o vice líder do campeonato se entendem. Em nota oficial lançada agora há pouco em seu site, o Esporte Clube Bahia defende a torcida única nos estádios caso o Tricolor enfrente o time de Canabrava nas semifinais ou finais do Campeonato Baiano.

A diretoria tricolor alega, entre outros fatores, a forma hostil como os torcedores do Bahia são tratados ao visitar o estádio rival e a ocorrência de brigas tanto dentro como fora dos estádios e até em estações de ônibus, apesar dos esforços da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado.

Lembrando que a diretoria desde 2009 sugere a adoção dessa medida, a nota oficial argumenta que a torcida única já vem sendo adotada em diversos lugares com diferentes resultados em cada lugar e que a tentativa de aplicá-la na Bahia seja válida.

Enquanto isso, o vice- campeão baiano assume postura contrária. A diretoria do clube elogia a atuação da polícia militar dentro do Pituaço e de seu mando de campo, próximo ao antigo aterro sanitário de Salvador.

Alegam os representantes baianos na segunda divisão do Brasileiro que o risco de incidentes entre as torcidas rivais continuará independente dos 10% da torcida visitante que vá aos jogos.

Sobre a eficácia da torcida única em outros lugares, os rivais destacam que a redução da violência não se deu necessariamente por causa dela mas sim, pela punição rigorosa dos agressores.

Por fim, a nota destaca que a proibição de torcida rival nos jogos fere o que diz o estatuto do torcedor o que ode causar problemas perante a justiça e até mesmo comprometer os eventuais jogos entre eles e o Bahia.

Último Bavi pode ter sido divisor de águas: O crescente aumento da violência entre integrantes das principais torcidas organizadas do estado é o principal motivador dessa discussão. Torcedores de verdade sentem-se ameaçados pela ação de vândalos que se misturam na multidão para espalhar o terro por toda a cidade em dias de clássicos.

Como agravante, na última partida ocorrida em Canabrava torcedores do Bahia foram tratados como bois indo ao matadouro ao entrar no recinto rubro-negro, além de serem maltratados por policiais truculentos, como pode ser visto na denúncia feita pelo ecbahia.com. Isso tudo só serviu para dar maior razão aos defensores da torcida única, que enxergam na proibição de torcedores visitantes uma forma de se reduzir os incidentes violentos nos estádios.

Para quem viveu os clássicos na torcida mista da Fonte Nova até a década de 1990, fica só a saudade do clima de festa que eram os Bavis.

Leia Também
PM confirma que corrigirá os “desacertos” do BA-Vi
Ismerim solicitará providências à Polícia Militar
FLAGRA: OS ABSURDOS CONTRA A NAÇÃO NO BARRADÃO

Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano 2012

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes