Muitos podem imaginar que o confronto deste sábado é inédito, a exemplo de quando enfrentamos o Paulista, porém Bahia e Anapolina já se encontraram anteriormente. Foi pelo Brasileirão de 1981 – e duas vezes. Ambas aconteceram no interior de Goiás, em janeiro daquele ano, e em nenhuma delas o Tricolor balançou as redes.
O campeonato na verdade era a Taça de Prata, espécie de Segundona da época, mas que dava direito a algumas equipes se classificarem para a Taça de Ouro no decorrer da competição. Foi o caso do Esquadrão de Aço, que como não chegou à decisão do Estadual, viu os rivais Vitória-BA e Galícia indo direto para a divisão de elite.
Com uma bela campanha, o Bahia do técnico Aymoré Moreira conseguiu terminar o certame na frente de seus conterrâneos, na mesma temporada do famoso 5 a 0 sobre o Santa Cruz, de Dadá Maravilha. Enquanto isso, se a Xata não repetiu o sucesso tricolor, comemorou bastante o vice da Taça de Prata, perdendo a final para o Guarani.
TABU
Os clubes estiveram juntos na fase inicial do torneio, num grupo que também contava com Anápolis-GO, Atlético-GO, Gama-DF, Itabuna-BA, Leônico-BA e União-MT. A dupla obteve as únicas vagas da chave, com o Esquadrão no topo e a Anapolina vindo em seguida.
O primeiro duelo ocorreu no dia 21 e, mesmo com jogadores como Washington Luís, Léo Oliveira, Emo e Gílson Gênio, o Bahia ficou no 0 a 0. Depois ainda foi pior: em 31/01, novamente no Estádio Jonas Duarte, levamos 2 a 0 da Rubra.
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.