No segundo encontro dos clubes campeões das Taças Brasil e de Prata, competições nacionais disputadas de 1959 a 1970, realizado na sede do Fluminense, na última terça-feira, os envolvidos (Bahia, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras, Santos e o anfitrião Tricolor) voltaram a exigir da Confederação Brasileira de Futebol o reconhecimento como legítimos campeões brasileiros. Um dossiê de 200 páginas com a história dos títulos será enviado à CBF.
Os representantes de Bahia e Palmeiras não compareceram. O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, afirmou que Ricardo Teixeira se sensibilizará e reconhecerá estes clubes como campeões.
“O Brasil não pode ser dividido entre Taça Brasil, Taça de Prata e Campeonato Brasileiro. Ricardo Teixeira vai se sensibilizar e entender que os clubes merecem o reconhecimento” discursou Horcades.
O jornalista e pesquisador Odir Cunha, autor do dossiê, disse ainda não ter conversado com Ricardo Teixeira sobre o assunto. Ele lembrou também que não há qualquer registro desses títulos nos arquivos da CBF.
“Não podemos desprezar a história de ouro do futebol brasileiro. Queremos resgatar o que estão tentando esquecer. Nas minhas pesquisas não consegui encontrar qualquer registro na CBF, mas importantes jornalistas, jornais e revistas da época consideram estes clubes os verdadeiros campeões brasileiros”, afirmou o jornalista Odir Cunha.
O próximo passo dos dirigentes dos clubes em questão será levar a discussão para Belo Horizonte e cidades do Norte e do Nordeste. O primeiro encontro foi realizado em São Paulo, na sede do Palmeiras.
GloboEsporte.com (Adaptado)
Leia Também:
Taça Brasil: campeões voltam a se reunir terça
Reunião por reconhecimento de 1959 é realizada
Bahia vai à CBF por reconhecimento de 1959
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.