é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia tenta manter tabu de 6 anos diante do Timão

Notícia
Historico
Publicada em 22 de julho de 2003 às 18:31 por Da Redação

O retrospecto entre Bahia e Corinthians é bastante equilibrado. Para se ter idéia, os clubes já se enfrentaram 48 vezes ao longo da história, tendo ocorrido 11 empates, 17 triunfos tricolores e 20 alvinegros.

Mas quem leva a vantagem nos confrontos mais recentes é o Esquadrão de Aço. Prova disso é que caso os paulistas saiam da Fonte Nova com os três pontos, vão quebrar um pequeno tabu.

Há seis anos o time do Parque São Jorge não derrota o Bahia. A última vez aconteceu no dia 6 de setembro de 1997, quando o Corinthians venceu, em Salvador, por 2 a 1. Antônio Carlos e Donizete marcaram para o alvinegro, enquanto Lima descontou para os donos da casa.

De lá para cá, das 4 partidas que ocorreram (todas no Octávio Mangabeira), o Tricolor empatou uma e ganhou o resto. Antes de citá-las, vale ressaltar que, em se tratando de jogos pelo Campeonato Brasileiro, os números são um pouco mais favoráveis aos paulistas.

Dos 29 embates, empatamos 10, vencemos 9 e perdemos onze. A maior goleada também é do Timão, que aplicou 5 a 1 em 12 de outubro de 93. Válber marcou um e Rivaldo e Viola fizeram dois cada, ao passo que Marcelo Ramos assinalou o “gol de honra” do Bahia.

Voltando ao retrospecto mais recente, a série de resultados positivos do Esquadrão começou em julho de 98, quando o Bahia, com tentos de Marquinhos, Sílvio e Uéslei, bateu os paulistas por 3 a 2 e conquistou o título da Taça Maria Quitéria. Em 2000, pelo Brasileirão, o Tricolor fez 2 a 1, gols de Marcos Chaves e Jean Witte, quase nos acréscimos.

Ano retrasado houve um novo triunfo do Bahia, desta vez pela contagem mínima – 1 a 0. O lance do tento tricolor foi de lateral para lateral: Denílson cruzou e Jefferson escorou, de cabeça.

Já o último duelo entre as equipes ocorreu no dia 13 de novembro de 2002. Decepcionando as mais de 35 mil pessoas presentes à Fonte Nova, o Bahia empatou em 0 a 0 numa quarta-feira à noite (também às 21h40min), adiando para a última rodada a agonia do rebaixamento.

Confira a formação do Esquadrão de Aço em tal ocasião: Emerson, Daniel, Marcelo Souza, Valdomiro e Calisto; Ramalho, Bebeto Campos, Jair e Geraldo; Robson e Nonato (Nilson). Técnico: Candinho.

Veja as estatísticas dos confrontos entre o Tricolor e os principais clubes do país!

Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes