No coração da sua imensa e apaixonada torcida, o título sempre foi seu. Mas o Bahia quer ser reconhecido oficialmente como o primeiro Campeão Brasileiro da história.
Por isso, junto com outros seis clubes campões da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, mais conhecido como “Robertão”, o Tricolor apresenta na próxima terça-feira, dia 24 de março, um dossiê que pedirá à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a unificação dos títulos Brasileiros a partir de 1959.
Se a proposta for acatada pela CBF, o Bahia passa a ser, oficialmente, Bicampeão Brasileiro, por ter o conquistado o Brasileirão de 1988 e a primeira edição da Taça Brasil, em 1959 – título que valeu ao clube a honra de ser o primeiro clube a representar o Brasil na Taça Libertadores da América, que começou a ser disputada em 1960.
Outros clubes beneficiados seriam o Santos (4 títulos da Taça e 1 do Robertão), Palmeiras (2 da Taça e 2 do Robertão), Cruzeiro (1 da Taça), Botafogo (1 da Taça) e Fluminense (1 do Robertão).
A Taça Brasil e o Robertão foram competições percussoras do Campeonato Brasileiro. A Taça foi de 1959 a 1968. O Robertão, de 1968 a 1970. Ambas com edições anuais. O Brasileirão, que dura até hoje, só começou a ser disputado em 1971 e teve o Atlético/MG como primeiro campeão. Além do título de 59, o Bahia foi vice da Taça Brasil em 1961 e 1963, perdendo estas finais para o Santos de Pelé.
Apoio de Havelange
O evento desta terça, que terá o jornalista Joelmir Beting como mestre de cerimônia, acontece no Salão Nobre do Palmeiras e mostrará um estudo detalhado feito pelo jornalista Odir Cunha. A CBF estará representada pelo vice-presidente José Maria Marin. A expectativa é que a entidade acate o pedido dos clubes e reconheça-os como legítimos campeões brasileiros.
Um dos defensores desta ideia é o ex-presidente da FIFA, João Havelange, que na época presidia a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), então organizadora do Robertão e da Taça Brasil.
Trazemos uma entrevista de João Havelange, à época recém-eleito presidente da CBD, ao jornalista Ney Bianchi, comprovando que a Taça Brasil foi criada para ser o Campeonato Nacional de Clubes, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Seleções. Além disso, mostramos que toda a imprensa dava ao vencedor da Taça Brasil o título de campeão brasileiro, explicou Odir Cunha ao site oficial do Santos.
Com informações do site Justiça Desportiva
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.