é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia x Corinthians deve reabrir Pituaçu

Notícia
Historico
Publicada em 29 de agosto de 2008 às 15:00 por Da Redação

De Nelson Barros Neto para o A Tarde:

Pouco mais de sete meses após o início das obras, no dia 21 de janeiro, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) promete a reinauguração do Estádio Roberto Santos para o dia 18 de outubro, quando o Bahia recebe o Corinthians, líder da Série B, pela 31ª rodada do campeonato – ao todo, são 38. A garantia foi dada à reportagem pelo próprio órgão, após reunião com representantes das empresas participantes da reforma, sob coordenação da Conder.

Alterado pela quarta vez no ano, o prazo só dará tempo de o tricolor atuar quatro partidas, contando com a estréia, na remodelada praça esportival O cronograma inicial acenava para 12 jogos. Até a reabertura, portanto, serão mais cinco compromissos com o clube precisando se deslocar até o Jóia da Princesa, a 105 quilômetros de Salvador, em Feira de Santana.

Apesar da demora de 88 dias além da primeira data-limite (que já foi final de julho, passou para agosto e ultimamente era setembro), o diretor de futebol Ruy Accioly é só elogios. “Que ótima notícia você está me dando. Pelo menos temos a promessa de que ainda jogaremos em casa em 2008. Agora, é manter a seqüência de vitórias, para chegarmos em outubro no páreo para subir”, comemorou.

Accioly já vislumbra a cena. “Vamos fazer uma grande festa, se possível com TV aberta para todo o Brasil, vender todos os ingressos e colocar preliminar e banda antes do jogo”. A idéia é entrar em contato com a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do campeonato, solicitando inclusive o adiamento em um dia do confronto. “De sábado, que é quando eles passam a Série B, para domingo, quatro horas da tarde. Só depende de o governo nos liberar. Apelo nacional é que não falta”. O cartola também fez questão de parabenizar todos os envolvidos na reforma. “Pode ressaltar isso”.

GRAMADO – Na reunião com os empreiteiros, a presidente da Conder, Maria de Carmen, solicitou aos presentes que “não poupem esforços para cumprir rigorosamente o prazo”. Assim como a companhia, eles teriam a responsabilidade “diante dos esportistas e de todos os baianos, que ansiosamente aguardam a abertura do estádio”.

Segundo ela, além da ampliação de 13 mil para 32.400 espectadores, vestiários, espaços para a imprensa e iluminação “seguindo os mais avançados padrões técnicos”, o novo estádio vai contar com um sistema de esgotamento sanitário interligado à rede da Embasa. “Isso evitará que dejetos continuem a ser direcionados para a lagoa do Parque de Pituaçu”.

Depois de grande suspense, a grama finalmente chegará da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, na próxima terça-feira (2). O plantio deve começar na semana seguinte. A partir daí, viriam os períodos de adubação e irrigação.

“O Novo Pituaçu, além de respeitar todas as exigências do Estatuto do Torcedor e da Fifa no tocante a itens de segurança e comodidade, deverá também se transformar numa arena multiuso, servindo a outros espetáculos de massa que não especificamente jogos de futebol”, encerra a nota oficial da Conder, que lamenta as chuvas e paralisaçõs de trabalhadores, os maiores empecilhos na conclusão da obra.

As prometidas mudanças no sistema viário da região, porém, não estarão completamente prontas até a bola rolar para Bahia x Corinthians. Da mesma forma, a reinauguração não será mais numa partida da Seleção Brasileira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Idem para os gastos, outrora estabelecidos em R$ 21,8 milhões, que subirão em mais de 30%.

Com a notícia, parece cair por terra a novela do Bahia no Barradão, recém-impulsionada por declarações do presidente do Vitória, Jorge Sampaio, de que haveria um empurrãozinho da estatal Petrobras. O negócio é que, a exemplo da que envolve Pituaçu, tudo é muito variável. E pode acontecer.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes