Foi o triunfo do conjunto. O Bahia chegou ao bicampeonato brasileiro pautado pela força coletiva, não ficando na dependência do brilho individual de um ou dois jogadores. Mas um nome é especial na memória dos torcedores. Quando o tema volta à baila, é quase impossível deixar de citar o meia Bobô – capitão e autor de gols decisivos na fase final da competição.
Ele revela que ainda é festejado por muitos tricolores nas ruas, agradecendo a conquista histórica. À época com 26 anos, o dono da elegância sutil tem saudade do título obtido em Porto Alegre: Foi a auto-afirmação de todo o elenco, inclusive da comissão técnica. Foi o fato mais importante da minha carreira, que me deu projeção e abriu as portas da Seleção Brasileira.
A evolução da parte física é a principal mudança no futebol de 15 anos para cá, segundo o atleta revelado na Catuense. Para ele, a categoria ficou em segundo plano. Antes, qualquer time tinha um cara que desequilibrava em campo. A preocupação com o preparo físico está deixando a técnica para trás, disse, acrescentando que as maiores diferenças entre o Bahia de 88 e o atual são a infra-estrutura e a forma de gerenciar o clube.
O atual superintendente das categorias amadoras do Tricolor revela que somente acreditou que era campeão quando a delegação voltou a Salvador. O retorno só aconteceu na quarta-feira, três dias após a conquista, já que na véspera o Bahia enfrentou o mesmo Inter, também no Beira-Rio, só que pela Libertadores da América.
Só aí a ficha caiu. Ao desembarcar no aeroporto, a gente se deu conta da importância do nosso feito. Foi a maior festa esportiva que já houve na cidade.
Segundo Bobô, o momento mais complicado não foi segurar a pressão colorada em Porto Alegre, mas os confrontos com o Sport: No segundo jogo, na Fonte Nova, Ronaldo (goleiro) salvou a pátria. Passando pelo Sport, chegamos aos jogos finais com maturidade e a confiança de que poderíamos ser campeões.
A Tarde (Adaptado)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.