é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Raio-X: Conheça o clube de Luiz Estevão!

Notícia
Historico
Publicada em 5 de novembro de 2004 às 21:33 por Da Redação

Primeiro lugar na fase classificatória e 2º no Grupo A das semifinais, o Brasiliense, diferentemente do que muitos pensam, não é de Brasília, mas de Taguatinga. Distante 21 km da capital, esta cidade-satélite possui mais de 235 mil habitantes (quase 5% são baianos) e é sede de um time capaz de chamar a atenção desde sua criação, em 1º de agosto de 2000.

Apesar dos sucessos que alcançou em apenas quatro anos, sendo capaz – por exemplo – de conquistar um vice-campeonato da Copa do Brasil, o Jacaré é conhecido nacionalmente por ter o senador cassado Luiz Estevão como sócio, presidente e fundador. Dono de uma das maiores fortunas do Distrito Federal, o empresário perdeu o mandato por envolvimento com o juiz “Lalau” em obras superfaturadas do TRT paulista, participação da qual é investigada até hoje.

A equipe, cuja torcida é chamada de “febre amarela”, manda seus jogos a 1.320 metros de altitude no Serejão (hoje, Arena Brasiliense), que estava interditado até 1999. Para tanto, o estádio público foi totalmente reformado, do estacionamento ao campo de treinamento, às custas do próprio Estevão, que também está investindo em outros três clubes: o Ceilandense, o Brazlândia e o Samambaia. Ele detém o passe de vinte jogadores, todos de outros Estados.

Destinado a ocupar um lugar de destaque no futebol candango, o emergente Amarelão tem inclusive uma parceria com o Flamengo e, segundo dizem por lá, paga a seus atletas o bicho em dinheiro, ainda nos vestiários, depois das partidas. Ganhou a Terceirona em 2002, até se classificou entre os oito na Segunda Divisão do ano passado, porém seu maior desejo era o título local.

Depois de três fracassos, o inédito troféu aconteceu na atual temporada, batendo o rival Gama na decisão. No final de agosto, sofreu abalo com a saída do técnico Mauro Fernandes, contratado pelo Fortaleza. Seu lugar foi ocupado por Edinho Nazareth, o mesmo que dirigiu o Esquadrão de Aço no rebaixamento de 2003, com direito a um vexatório 7 a 0, em casa, na última rodada. Ele pegou o time na penúltima colocação, restando sete confrontos. Amargou cinco derrotas e obteve somente dois triunfos, terminando na lanterna.

Vários ex-gamenses compõem o elenco do Jacaré, a exemplo de Deda, Rochinha, Abimael e Jairo. Destaque para o apoiador Wellington Dias, que chamou a atenção do país na campanha da Copa do Brasil 2002, e o meia-esquerda Fabrício, ex-Atlético-PR e sondado pelo Bahia no primeiro semestre. Seus artilheiros, com 9 e 11 gols, são Tiano e o ex-santista Val Baiano. Conta ainda com o grandalhão Creendence, centroavante oriundo do Guarani, e os ex-tricolores Possato, Sérgio Alves e Iranildo. Para saber mais sobre o oponente desta sexta-feira, clique aqui.

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes