O Avaí Futebol Clube ganhou projeção nacional quando o tenista catarinense Gustavo Kuerten, no auge da carreira, revelou ao Brasil seu amor pelo “Leão da Ilha”. Isso mesmo. A equipe é mais uma das inúmeras que possuem tal animal como mascote, e a segunda parte do apelido deve-se ao fato de a cidade de Florianópolis, sua sede, não estar ligada ao continente.
Embora esteja na 7ª posição da Série B, com 22 pontos, o clima na Ressacada não é dos melhores. Pelo contrário. O azulino vem de duas derrotas para times que apenas fogem do rebaixamento (uma goleada fora e um tropeço em casa) e não vence há quatro rodadas. Resultado: queda de treinador.
Sai Marcos Paquetá, técnico campeão mundial Sub-17 e Sub-20 com a Seleção Brasileira, e entra Roberto Cavalo, que além de ser torcedor do clube, foi seu comandante na conquista do título que resultou uma estrela dourada sobre o escudo avaiano: a Terceirona de 1998. Exímio cobrador de faltas quando jogava, o camisa 8 do Vitória-BA no vice de 93 quer remotivar o elenco da “Azurra”.
O único ex-tricolor do plantel é o volante Marcos Basílio, que passou pelo Fazendão durante a Copa João Havelange (2000) e às vezes era utilizado por Evaristo de Macedo. No gol, conta com o veterano Adinam; na lateral-direita, o rodado Luisinho Netto (dono de um perigoso chute); na esquerda, o jovem e habilidoso Badé (revelado nas divisões de base do Coritiba); e na defesa, o zagueiro-artilheiro Téio. Quem também está lá é o experiente meia Cairo (ex-Atlético-MG) e o antigo atacante rubro-negro Evando.
Longe da elite há muito tempo, desde 79, o Avaí se auto-denomina o “Campeão do Século”, pois detém a maior quantidade de estaduais em Santa Catarina: 11. Porém o último foi somente em 97, e a campanha mais recente, um desastre. Em contrapartida, possui um mérito: publica seu balanço financeiro no site oficial. Para saber mais sobre o adversário desta noite, clique aqui.
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.