Foram nada menos que 44 gols em 12 jogos: média de 3,6.
Ninguém ganhou duas vezes. Ninguém perdeu duas vezes.
Oito times estão na liderança. Outros oito estão na lanterna.
O embrionário Campeonato Brasileiro de pontos corridos já conseguiu um feito estatístico que nenhuma liga nacional da Europa (berço desse sistema de disputa) registrou na temporada 2003.
Após duas rodadas, nenhum clube ostenta 100% de aproveitamento (venceu os dois jogos) ou 0% (perdeu os dois). A diferença na tabela entre o líder Paraná (quatro pontos) e o “lanterninha” Corinthians (um) é de apenas um triunfo.
Esses números depõem contra o discurso dos críticos do sistema de pontos corridos – historicamente, o modelo sempre foi evitado porque poderia existir uma grande diferença de pontos entre os participantes, o que provocaria desinteresse.
Basicamente, um fator explica o equilíbrio entre os times no Brasileiro. Dos 24 jogos até agora, 11 terminaram empatados (45,8% das partidas). Na Europa, a liga com mais empates, proporcionalmente, é a da Itália (29%).
Aqui, o Paraná, que não está entre os favoritos, lidera. Já Corinthians e São Paulo, dois dos mais cotados, estão na última e na antepenúltima posições, respectivamente. Além disso, não houve goleada até este momento. Ocorrem no máximo triunfos por três gols de diferença.
Agência Folha (Adaptado)
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.