Quando todos já tinham até se esquecido daquele Campeonato Baiano de 1999, parece que a situação está próxima de ser definida. Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu, de forma unânime, dar continuidade à ação que impedia a holomogação do campeão estadual daquele ano.
Para quem não se lembra, o que houve foi que a final seria disputada pela dupla BA-Vi. Como a vantagem era do rubro-negro, a segunda partida decisiva estava marcada para o Barradão, assim como o time de Canabrava jogava por dois resultados iguais.
O primeiro jogo, o da Fonte Nova, realmente ocorreu. Na oportunidade, o Tricolor derrotou o arqui-rival por 2 a 0. Com o placar, poderia até perder o embate seguinte por diferença de um gol, que se sagraria campeão.
Acontece que, na semana da finalíssima, aconteceram inúmeras brigas nos bastidadores entre as equipes. O Bahia, utilizando o Clube Itapagipe como laranja, conseguiu junto à Justiça, mudar o local da decisão para a Fonte Nova, que segundo a ação, era o único estádio viável na cidade para abrigar um jogo daquele porte.
Assim, na hora da partida, o Vitória-BA se recusou a cumprir o estabelecido, e entrou em campo no Manoel Barradas. Em contrapartida, com trio de arbitragem, torcida, e tudo que se tem direito, o Esquadrão de Aço foi proclamado vencedor por W.O., tendo até marcado um gol simbólico.
A partir daí, começou um grande duelo, via ações judiciais. O rubro-negro entrou com um pedido para anular a súmula da segunda partida da decisão. Conseguiu, e, desta forma, o título está, até hoje, sub-júdice.
Mas parece que a situação não ficará assim. Já que o STJD resolveu seguir na ação de impugnação da final do Baianão 99, caso o pedido do Vitória-BA seja julgado improcedente, o Tricolor será declarado oficialmente campeão daquele estadual.
Nas próximas semanas, o STJD deve realizar o julgamento decisivo para o caso. Resta saber se isto realmente vai acontecer e enfim, o povo baiano saberá o time que conquistou esse campeonato tão conturbado.
Clique aqui para acompanhar as contratações e dispensas do Bahia
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.