Após cinco anos de polêmica, finalmente saiu o resultado do Campeonato Baiano de 1999. Como já era esperado, até para não contrariar o interesse de uma das partes, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta sexta-feira que o Bahia e o Vitória são os campeões do torneio. Automaticamente, o Poções assumiu a segunda posição.
O dirigente precisou de exatos 27 dias para dar o parecer final sobre quem foi o vencedor do conturbado Estadual. “Esse foi o prazo máximo dado pelo TJD para que a FBF apurasse e concedesse o título”, disse. Segundo ele, a decisão foi baseada no parecer jurídico do assessor da FBF, Manfredo Lessa.
Ednaldo afirmou que a dupla BA-Vi receberá troféus idênticos, representando a Taça João Ubaldo Ribeiro, assim como o time do interior, que receberá o Troféu de vice-campeão. Os clubes que se sentirem prejudicados poderão recorrer, mas Rodrigues não aconselha: “Isso traria ainda mais transtornos”.
O presidente rubro-negro, Paulo Carneiro, esteve presente na coletiva, concordou com a “sentença” e revelou que não irá recorrer. “Vou respeitar a decisão da Federação Baiana, mas o Vitória continuará pedindo reparação ao Itapagipe por perdas e danos”, contou, apontando o rival como culpado.
ENTENDA CASO
O título de 99 ficou indefinido porque o Bahia, através de um “laranja”, acionou a Justiça Comum para não disputar o jogo de volta no Barradão. Vale lembrar que uma semana antes, havia vencido por 2 a 0 e tinha uma boa vantagem em mãos. Mas não teve jeito: no dia marcado para a finalíssima, o Tricolor foi para a Fonte Nova – onde estava o árbitro – e o Vitória permaneceu em seu estádio, uma vez que não teria recebido notificação oficial sobre a liminar concedida. Cada um deu sua volta olímpica e, a partir daí, a novela que todos conhecem.
A Tarde On Line (Adaptado)
Leia também
Esquadrão diz que não aceita decisão da Federação
Ednaldo: “Não podíamos deixar o título em aberto”
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.