Em relação a uma possível mudança no regulamento da Série B, o posicionamento do Bahia é de cautela. Na reunião do conselho técnico, o clube quer ouvir todas as ponderações antes de decidir qual a fórmula ideal para o certame. No entanto, o presidente Marcelo Guimarães adianta ter quase certeza que sua forma de disputa sofrerá mudanças para esta temporada.
O dirigente lembra que o sistema de pontos corridos beneficiaria o Tricolor em 2004. Na soma geral, o time foi o segundo colocado, posição que lhe daria o acesso. “Tecnicamente, o regulamento nos prejudicou ano passado. Mas, tirando o fato de não termos subido, o campeonato foi bom no lado financeiro para o Bahia, que teve as dez maiores rendas da competição”, disse.
O certo é que a hipótese de alteração provocou o adiamento do anúncio da tabela – enquanto a programação da Série A já foi divulgada. São duas as alternativas. A primeira é a manutenção da fórmula usada em 2003 e 2004, com turno único na fase classificatória e dois quadrangulares. A outra é copiar o formato da Primeira Divisão, com jogos de ida e volta e pontos corridos – há ainda uma vertente dentro dessa, que é incluir um quadrangular final.
Segundo o diretor-técnico da CBF, Virgílio Elísio, o martelo será batido segunda-feira. Dois dias depois, acontece o conselho técnico, no Rio. “Se a FBA obtiver os recursos, a CBF não se opõe à realização do campeonato nos moldes da Série A. Só acho estranho a idéia de um quadrangular final após os times terem se enfrentado em jogos de ida e volta”, pondera o diretor.
ZONA MORTA
O presidente do Vitória, Paulo Carneiro, defende a idéia de seguir a fórmula da elite, mas com quadrangular. Encerrar as atividades em setembro, como ocorreu com os clubes da Série B sem vaga nas finais, o assusta. “Quem não se classificar fará o quê até o fim do ano? Se for mantida a fórmula do ano passado, não é campeonato, é torneio”.
Ele ressalta que o formato da Série A é o ideal. Porém, como só dois times sobem à Primeirona e seis são rebaixados, muitas equipes ficariam sem objetivo em determinado momento do campeonato. “Sempre defendi os pontos corridos na Primeira Divisão, não seria diferente agora. Mas um quadrangular final diminuiria o número de times na zona morta da tabela”.
A Tarde (Adaptado)
Leia também: TV aberta e returno são cogitados para Segundona
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.