Embora fundado no mesmo ano em que o Bahia, sete meses e 13 dias depois, o Clube Recreativo Atlético Catalano é um completo desconhecido do torcedor soteropolitano. Mas acumula dois títulos estaduais, um em 1967 e outro em 2004, e é uma das grandes surpresas deste octogonal, ao lado do Barras/PI.
É a nossa melhor fase, na história, a nível nacional, destacou o gerente de futebol Roberto Silva, por telefone, na véspera da viagem. A delegação do Leão do Sul apelido em referência à posição geográfica a que a cidade de Catalão possui em Goiás desembarcou no início da tarde de ontem em Salvador. A concentração acontece no Hotel Sol Bahia, na Praia de Patamares.
Sem qualquer problema de ordem médica ou disciplinar, segundo informou o cartola, o Crac está cheio de moral. Dono da melhor campanha de toda a terceira fase da Série C, onde alcançou os 14 pontos, o azulino venceu nada menos do que os três adversários que teve pela frente, no Grupo 28, atuando como visitante.
Logo na estréia, deu 2 a 1 no Bragantino, no interior de São Paulo. Na seqüência, ainda iria aplicar 1 a 0 na Ulbra, dentro do Rio Grande do Sul, e impiedosos 5 a 0 no América do Rio, em pleno Giulite Coutinho.
Nas fases anteriores, classificou-se em chaves com Cacerense/MT, Atlético/GO e Ceilândia/DF; e Rio Claro/SP, Vila Nova/GO e Guarani/SP.
Sessenta por cento da base do time vem do Campeonato Goiano, conta o gerente Silva. A quinta colocação, perdendo no número de vitórias para o Itumbiara, foi suficiente para lhe garantir na Terceirona.
BAIANO O principal destaque é o atacante Danilo Santos, 23 anos, baiano de Vitória da Conquista. Ele é o artilheiro do Leão, com seis gols, ao lado do companheiro Tico Mineiro.
Decisivo na campanha do acesso da equipe de sua terra natal à elite do futebol da Bahia, Danilo terminou emprestado. No primeiro semestre, não se firmou no Juventus de Santa Catarina.
O conterrâneo Hamilton seguiu às pressas rumo a Conquista para o enterro do pai. Sexta-feira, havia a suspeita de a morte ter sido por meningite.
Conhecido da Nação Tricolor há apenas um: o zagueiro Laerte, reserva na maior parte do tempo na campanha da morte na praia da temporada passada.
Durante a segunda fase da competição, o veterano gaúcho Nestor Simionato foi substituído pelo jovem treinador Wladimir Araújo. Hoje com 38 anos, o ex-zagueiro pendurou as chuteiras no Marília, em 2004. No MAC, atuou junto com o goleiro Márcio Angonese e o lateral-esquerdo Adilson, titulares de daqui a pouco do Esquadrão. No começo da temporada, comandou o beque Cléber Carioca e o atacante Neto Potiguar no Gama.
Em entrevistas a emissoras de rádio de Salvador, declarou ter certeza que o Crac vai recuperar o mando de campo retirado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Estádio Genervino da Fonseca não tem capacidade para 10 mil pessoas sentadas, conforme estipula o artigo 29 do regulamento, mas um mutirão já começou na cidade para suprirmos esse problema. A diferença em questão é inferior a 2 mil lugares.
Se as arquibancadas não forem temporárias, a exemplo das famosas tubulares, tudo bem. Não há nenhuma proibição da entidade. A partir do momento em que o estádio qualquer estádio atinja a capacidade exigida, ele poderá ser utilizado. Não existe essa condição de ter iniciado ou não com os dez mil, explica, por e-mail, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio.
Chamada na região de a cidade das flores ou a Atenas de Goiás, Catalão tem população estimada em 71.680 habitantes (IBGE, 2006).
Matéria publicada originalmente, por esse mesmo autor, na edição deste domingo 14/10/2007 do suplemento A Tarde Esporte Clube
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série C do Brasileiro de 2007
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.