De Nelson Barros Neto, para a Folha de S.Paulo desta quinta, num tema que interessa ao Bahia:
`Quais os critérios para um time brasileiro disputar a próxima Copa Sul-Americana?
Os clubes ainda não sabem.
Mesmo após a estreia dos oito representantes nacionais na edição 2012, na qual o campeão vai para a Libertadores do ano que vem –e apesar de o Campeonato Brasileiro já estar com mais de um terço realizado–, a definição de como serão distribuídas as vagas ainda não ocorreu.
Somente nesta sexta-feira a CBF deve publicar em seu site o regulamento a ser adotado: se vai manter a tradição desde 2005 ou se vai inovar.
Nas últimas sete temporadas, os classificados da Sul-Americana saíram do Nacional anterior. Assim, entraram os oito melhores no campeonato, com exceção dos credenciados à Taça Libertadores.
“Isso é algo que dá muito mais motivação a quem está no meio da tabela. Caso contrário, um time já livre do rebaixamento, mas sem chances de título ou de ficar entre os quatro [na zona da Libertadores], não terá mais objetivo faltando várias rodadas”, diz Gustavo Dubeux, presidente do Sport, último que entraria na próxima edição caso não haja a mudança.
A novidade, já especulada desde dezembro passado, quando a CBF anunciou um novo calendário para o futebol do país a partir de 2013, seria a distribuição das vagas por meio da Copa do Brasil.
Inchada, a competição do ano que vem pulará de 64 para 86 participantes e também contará com os clubes da Libertadores, agora se estendendo por toda a temporada.
Preocupado com a possível alteração, o mandatário pernambucano ainda prevê um aumento do risco de manipulação de resultados na reta final do Brasileiro.
Em 2011, por exemplo, se o Bahia –salvo da degola na penúltima rodada– perdesse para o Ceará, o Cruzeiro seria rebaixado caso não vencesse o clássico contra o Atlético-MG. Houve até campanha para “entrega”. Mas a equipe baiana ganhou e festejou a classificação à Sul-Americana, voltando a um torneio internacional depois de 23 anos.
O Coritiba, outro no grupo intermediário, endossa o coro. “A gente não está a par, existem alguns comentários, mas nada oficial”, afirma o presidente Vilson Ribeiro.´
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2012
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.